Por Luiza Rampelotti
Há cinco dias, moradores do bairro Alexandra, em Paranaguá, vivem sob o temor de um grave acidente. Um poste de energia na rua Savino Tripodi permanece inclinado, sustentado apenas pelos fios, sem que providências tenham sido tomadas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi agravado pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral do Paraná nos últimos dias, causando alagamentos e prejuízos materiais significativos às famílias da região.
A dona de casa Aline Alves dos Santos, de 33 anos, é uma das moradoras mais impactadas pelo problema. Ela vive com o esposo, o irmão, o enteado e a filha de um ano e cinco meses em uma casa ao lado do poste inclinado e próximo a uma ponte que transbordou com as chuvas recentes, no km 18. Além das perdas materiais causadas pela enchente, a falta de uma solução para a estrutura comprometida tem aumentado a preocupação e o medo entre os moradores.
“Alertamos várias vezes a Copel, que passou diversas vezes na frente da nossa casa. Esse poste está pendurado apenas pelos fios. Se ele cair, pode acontecer algo ainda pior. Meu esposo trabalha à noite e está preocupado, porque, com o vento forte e a chuva, esse poste pode cair sobre nossa casa”, relatou Aline à Ilha do Mel FM.
Segundo a moradora, a Copel esteve no local apenas no dia do incidente, mas não realizou a substituição da estrutura. “Eles vieram, analisaram, mas até agora ninguém tomou providência. A gente já entrou em contato várias vezes, mas os técnicos só passam aqui na frente e não fazem nada. O medo é de que os fios estourem e atinjam as casas”, acrescentou.
A situação é ainda mais preocupante diante dos prejuízos causados pela enchente. “Perdemos tudo. Nossa casa ficou cheia d’água, foi horrível. Estamos tentando nos reerguer, mas ainda temos que lidar com esse risco de o poste cair”, lamentou Aline.
Posicionamento da Copel
À Ilha do Mel FM, a Copel informou que equipes estão em campo desde o último final de semana, atendendo às ocorrências decorrentes das fortes chuvas no Litoral do Paraná. Sobre o poste inclinado em Alexandra, a Copel afirmou que uma equipe de primeiro atendimento esteve no local para garantir o fornecimento de energia e avaliar a situação. A recolocação do poste, segundo a empresa, está programada para a tarde desta quinta-feira (13), quando uma equipe de manutenção será deslocada para resolver o problema.