A Plataforma Nobis, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Fundação Cargill, está implantando ações de desenvolvimento local voltadas para mulheres empreendedoras do município de Paranaguá. O projeto intitulado “Qualificação Interdisciplinar e Ativação de Renda” tem como objetivo apoiar o empreendedorismo no setor de alimentação e está com inscrições abertas no período de 15 a 31 de maio.
O projeto oferece 90 vagas para mulheres moradoras de Paranaguá, com idades entre 18 e 55 anos. As vagas são destinadas às mulheres que são acompanhadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pela Secretaria da Mulher, e que já possuem empreendimentos no município impulsionados pela Prefeitura através de diferentes secretarias.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Paranaguá, Ana Paula Falanga, a iniciativa busca alcançar indiretamente 540 pessoas, entre filhos, familiares e idosos que dependem dessas mulheres empreendedoras.
Durante o curso, as participantes receberão formação nas áreas de nutrição e alimentação, presença digital, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário. O projeto também prevê o apoio com capital semente, que permitirá investir em seus próprios empreendimentos no setor de alimentação.
Além da formalização das atividades econômicas das mulheres participantes, a iniciativa tem como objetivo estimular a nutrição regenerativa, com foco na sustentabilidade dos pequenos negócios, controle de desperdícios e preferência por receitas saudáveis, que também preservem o patrimônio cultural e natural da cidade de Paranaguá.
As interessadas em participar do projeto podem realizar suas inscrições por meio da plataforma online no endereço: https://paranagua.nobisapp.com.br/. O prazo para inscrição é de 15 a 31 de maio.
O curso de inclusão digital e qualificação interdisciplinar visa fortalecer o empreendedorismo feminino e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das mulheres empreendedoras de Paranaguá, oferecendo-lhes conhecimentos e oportunidades para alavancar seus negócios no setor de alimentação.