Pontal do Paraná está entre as 50 cidades selecionadas para participar do projeto Talento Tech Paraná, que será implementado pela Secretaria de Estado do Planejamento, em parceria com as secretarias estaduais de Educação e de Inovação, Modernização e Transformação Digital, e com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Nesta segunda (1º) o prefeito Rudão Gimenes esteve em Curitiba, no auditório da Celepar, onde assinou o termo de adesão, garantindo 20 vagas ofertadas à cidade.
Os cursos terão duração de um ano com 800 horas/aula na modalidade EAD (Ensino à Distância) e vão capacitar estudantes de ensino médio e superior de instituições públicas nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação, em parceria com grandes empresas mundiais de tecnologia como Google e Microsoft.
“O objetivo é que os alunos, depois de formados, possam atuar na área de tecnologia, produzindo para grandes empresas de renome mundial sem sair de Pontal do Paraná”, adiantou o prefeito.
Defensor das políticas de geração de emprego e renda, Rudão também explicou que os estudantes receberão, durante o curso, uma bolsa-auxílio no valor aproximado de R$ 1.350 e um computador, e que poderão ser contratados após a conclusão. A ideia é que os jovens possam continuar morando na cidade, sem ter que buscar um grande centro para prosseguir na carreira.
Participaram da solenidade de adesão os secretários estaduais de Planejamento, Guto Silva, de Educação, Roni Miranda Vieira, e de Inovação Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel. O lançamento oficial do programa deve contar com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e está marcado inicialmente para 29 de abril.
Com informações e imagens da Prefeitura de Pontal do Paraná