Em alusão ao Março Lilás — mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo do útero — a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá intensificou ações em diversas unidades de saúde do município. Em apenas 20 dias de campanha, foram realizadas mais de 600 coletas de exame preventivo (Papanicolau), um marco para a rede pública local. As atividades também incluíram atendimento em comunidades marítimas e bairros periféricos, ampliando o alcance da iniciativa.
Nesta sexta-feira (28), será realizado um mutirão de atendimento das 8h às 16h no Centro Ginecológico de Atenção à Mulher, localizado na Rua João Eugênio, 859, no centro da cidade, próximo ao Terminal Urbano. A ação é voltada para mulheres entre 20 e 64 anos que ainda não realizaram os exames preventivos neste ano. Serão ofertados o exame de Papanicolau e também o exame clínico das mamas. A solicitação de mamografia será feita conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde considera a campanha um sucesso, principalmente por ter alcançado um público historicamente afastado dos serviços de prevenção. “Foi uma campanha muito importante, pois alcançamos mulheres de várias idades, que nunca tinham coletado preventivo, ou que não faziam o exame há muitos anos por medo ou vergonha”, informou a pasta.
Ações descentralizadas
As ações foram descentralizadas, com equipes atuando em horários estendidos, até às 21h, e visitando comunidades como Amparo, Eufrasina, Teixeira, Europinha, Ponta de Ubá, Ilha do Mel, Ilha dos Valadares e diversas regiões urbanas. “Queremos focar em prevenção e não em tratamento da doença. Ao longo do ano teremos várias ações de prevenção em saúde”, reforçou a secretaria.
Um dos destaques da campanha ocorreu na Unidade Básica de Saúde Emir Roth, na Vila Bela, Ilha dos Valadares, onde 56 mulheres foram atendidas somente na última quarta-feira (26). A média diária da unidade varia entre quatro e oito atendimentos — o que reforça o engajamento da comunidade diante da mobilização. A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, esteve presente na ação e elogiou o empenho das equipes.
“Não importa o mês, que a mulher entenda que o ano todo ela precisa passar pela Unidade Básica de Saúde para se cuidar. Parabenizo os funcionários da unidade porque eles estão muito empenhados. Essa ação está sendo realizada para que a mulher lembre da importância de se cuidar. Hoje, com tantos afazeres, ela acaba esquecendo da própria saúde”, declarou.
A campanha Março Lilás reforça a importância da detecção precoce do câncer de colo do útero, um dos tipos que mais afeta mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O exame preventivo é a principal forma de diagnóstico precoce e, quando feito regularmente, pode reduzir significativamente os índices de mortalidade da doença. A recomendação é que mulheres entre 25 e 64 anos realizem o Papanicolau a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos com resultados normais.