A espera por procedimentos cirúrgicos simples, mas que afetam diretamente a qualidade de vida, chegou ao fim para dezenas de moradores de Pontal do Paraná. Na última sexta-feira (4), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão que possibilitou a execução de 99 cirurgias em apenas um dia, beneficiando 54 pacientes da rede pública.
Realizado na Policlínica do balneário Praia de Leste, o mutirão é fruto de uma parceria com o projeto Cirurgilhas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a cirurgias de baixa complexidade, como remoção de verrugas, cistos, lipomas, lesões dermatológicas e unhas encravadas – condições que, embora não urgentes, causam dor, incômodo e constrangimento a quem as enfrenta diariamente.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Michele Straub, o impacto do mutirão foi imediato. “Recebemos relatos de moradores que esperavam há anos por um procedimento que, aqui, foi resolvido em minutos. Foi um dia de alívio e cuidado concentrado”, declarou.
A ação contou com a participação de profissionais da saúde municipal e estudantes de Medicina da UFPR, sob supervisão de docentes e com apoio logístico da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Como participar do mutirão
Moradores de Pontal do Paraná que tenham indicação para cirurgias de baixa complexidade e queiram participar das próximas edições do mutirão devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O primeiro passo é passar por consulta com um clínico geral da rede pública. Caso o profissional identifique a necessidade do procedimento, o paciente será encaminhado para triagem específica, com consulta com dermatologista ou cirurgião.
A seleção dos casos é feita de forma técnica, com base em critérios médicos, priorizando a viabilidade do procedimento no ambiente ambulatorial do mutirão. A Prefeitura já confirmou que novas edições da ação serão realizadas, com o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir que mais pessoas tenham acesso ao serviço de forma gratuita e organizada.
Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas diretamente nas UBSs do município.
“O sucesso da iniciativa reflete a importância de parcerias entre o poder público e instituições de ensino para ampliar o alcance dos serviços de saúde. Além disso, reforça o compromisso do Município com o atendimento humanizado e resolutivo, mesmo diante de limitações da alta demanda por procedimentos eletivos”, afirma a Prefeitura de Pontal do Paraná.








