É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Brasílio Roberto de Castilho Pereira, aos 85 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 17.
O velório será neste sábado, 17, a partir das 13h, na Capela Nossa Senhora do Carmo, e o sepultamento ocorrerá no Crematório Vaticano, em Curitiba, às 17h.
Nascido em 11 de fevereiro de 1940, durante o carnaval, na cidade de São Francisco do Sul – SC, Brasílio chegou ainda bebê a Paranaguá, onde construiu toda a sua história de vida e dedicação à educação e à cultura local.
Foi o primeiro aluno da Escola Paroquial Nossa Senhora do Rosário e prosseguiu seus estudos no Colégio Estadual José Bonifácio. Formou-se pela FAFIPAR – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá – nos cursos de Pedagogia, Letras, Ciências e Matemática, onde posteriormente também lecionou e exerceu importantes cargos administrativos. Obteve seu título de mestre pela Universidade Internacional de Lisboa, com diploma convalidado no Brasil.
Com uma carreira marcante, foi professor do Estado do Paraná, diretor do Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, vice-diretor do Colégio Estadual José Bonifácio, supervisor do Colégio Helena Viana Sundin e chefe do Departamento de Educação da FAFIPAR por 16 anos.
Além de educador exemplar, destacou-se na área artística, sendo vencedor de festivais de música, eleito Rei do Carnaval em Paranaguá e no Clube Santa Mônica, além de representar a cidade no Salão Paranaense de Artes.
Pelos inestimáveis serviços prestados à educação e à cultura de Paranaguá, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário, reconhecimento mais que merecido por sua contribuição à história e identidade da cidade.
Professor Brasílio deixa um legado de sabedoria, dedicação e amor à Paranaguá. Sua memória permanecerá viva entre todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e aprender com ele.
À família enlutada, condolências da Ilha do Mel FM







