A partir da próxima semana, uma nova vacina contra a dengue, chamada Qdenga, estará disponível no Brasil. É o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue. Inicialmente, a vacina será aplicada apenas na rede privada, com um preço entre R$ 301,00 e R$ 402,00 por dose.
O registro da vacina foi aprovado pela Anvisa em março deste ano. A Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos e é composta por quatro sorotipos do vírus da dengue. Ela também pode ser aplicada em pessoas que já tiveram a doença.
A vacina “Dengvaxia”, disponível anteriormente, era recomendada apenas para quem já havia sido infectado e protegia contra uma possível segunda infecção mais grave. A disponibilidade da Qdenga no SUS ainda depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias.
A eficácia geral da Qdenga é de pouco mais de 80% contra a dengue e reduziu as hospitalizações em 90% nos ensaios clínicos. A vacina também foi autorizada para uso na União Europeia.