Por Luiza Rampelotti com informações da Prefeitura de Paranaguá
No último domingo (16), a escadaria histórica da antiga Copel, em Paranaguá, recebeu uma nova roupagem por meio do projeto “Paranaguá Mais Cores”. A iniciativa, que há cinco anos transforma espaços urbanos por meio da arte, reuniu artistas locais, moradores e autoridades para revitalizar o local, trazendo mais vida e identidade cultural ao espaço.
A escadaria, que há mais de seis décadas faz parte da paisagem urbana de Paranaguá, estava deteriorada pelo tempo, com rachaduras, desgaste na pintura e sinais de abandono. Com a ação, o espaço ganhou cores vibrantes e um novo significado para a população, reforçando o sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio público.
O prefeito Adriano Ramos (Republicanos) participou do mutirão de pintura ao lado da família e destacou a importância da parceria entre o projeto e a gestão municipal para transformar espaços públicos. “Gostaria de parabenizar o Giovanni e toda a equipe do projeto ‘Paranaguá Mais Cores’ por essa iniciativa que traz cor e vida para a cidade. Parabenizo também as pessoas que estão interagindo e trazendo mais vida para esse local. É uma felicidade ver que Paranaguá, aos poucos, está sendo resgatada”, afirmou o prefeito.
Resgate da cultura e do pertencimento
A ação foi conduzida pelo artista Giovanni Negromonte, conhecido como Gio Negromonte, um dos idealizadores do projeto. Para ele, a arte urbana é uma ferramenta poderosa para democratizar a cultura e engajar a população.
“Fiquei muito feliz com esse segundo mutirão e com a participação de tantas pessoas. Vieram crianças, adultos e idosos, todos envolvidos para deixar esse espaço mais bonito e aconchegante. Essa foi a primeira fase, um aquecimento para o pré-carnaval, mas queremos continuar, pois há muitos lugares na cidade que precisam ser revitalizados”, explicou Giovanni.
O projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, além das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Caranguejo da rodoviária foi o primeiro a passar por transformação
Uma semana antes, no dia 8 de fevereiro, o grupo já havia realizado a revitalização do monumento conhecido como “Caranguejo da Rodoviária”. O local, que estava deteriorado, recebeu cores vibrantes e alegres, resgatando a identidade visual e chamando a atenção de moradores e visitantes.
A ação também foi conduzida por Giovanni Negromonte e sua equipe, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. Segundo o artista, o objetivo do projeto é ocupar os espaços públicos por meio da arte urbana, valorizando a cultura caiçara e promovendo o engajamento da comunidade.
Além da nova pintura, o espaço onde está localizado o monumento do caranguejo passará por melhorias estruturais. Segundo o secretário de Cultura, Ivan Lapolli Filho, o objetivo é transformar áreas degradadas em locais mais atrativos para a população e para os turistas. “Foi revitalizado um espaço degradado, que logo ganhará bancos, iluminação e um palco para o lazer dos parnanguaras”, destacou.