Um novo ciclone começa a ser formado nesta terça-feira, dia 25 de julho. Segundo o portal Climatempo, ontem o ciclone atuou próximo à costa da Região Sul – entre o Uruguai e o sul gaúcho. O fenômeno deve trazer chuva mais forte para o Rio Grande do Sul e favorece condições de chuva em Santa Catarina e no Paraná, devido à toda a circulação dos ventos.
Na quinta (27) e sexta-feira (28), com afastamento do ciclone para o mar tem o avanço da frente fria. No Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo mais estável. Já no litoral do Paraná e Santa Catarina a chuva ganha mais intensidade. O tempo fica mais fechado com chuva moderada ao longo do dia, mas não tem previsão de acumulados excepcionais.
Mas, ao contrário do último evento climático, este ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do Brasil. A previsão é de rajadas variando de 40 a 60km/h sobre a maior parte do Rio Grande do Sul nestes próximos dias, em especial, entre a quarta e a quinta-feira.
Com o afastamento da frente fria e a entrada do ar polar, as temperaturas voltam a despencar na região. Devido ao excesso de nuvens, umidade e o tempo mais fechado, a semana termina mais fria em Florianópolis (SC) e Curitiba.