Obra com 450 tainhas de vidro do Litoral será exibida na Itália durante Semana de Vidro de Veneza
A instalação, chamada “Cardume Caiçara”, integra a programação da Década do Oceano da UNESCO e, após a exposição internacional, será exibida em diferentes cidades do Litoral
Uma obra composta por 450 tainhas de vidro reciclado, criada pelo coletivo Fundição Guará, das comunidades de Matinhos e Morretes, parte do Litoral rumo à Semana de Vidro de Veneza, na Itália, que acontece de 13 a 21 de setembro de 2025.
A instalação, chamada “Cardume Caiçara”, integra a programação da Década do Oceano da UNESCO e, após a exposição internacional, será exibida em diferentes cidades do Litoral.
TRANSFORMAÇÃO
O Fundição Guará é um projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. A iniciativa oferece capacitação gratuita para transformar embalagens e fragmentos de vidro em peças artísticas e utilitárias, unindo preservação ambiental à geração de renda.
“É uma forma de dar nova vida a um material de baixa reciclagem no Brasil e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de transformação social e econômica para as comunidades envolvidas”, destaca a designer e artista vidreira Désirée Sessegolo, coordenadora do coletivo.
Foto: Divulgação
OBRA
O “Cardume Caiçara” é formado por peixes confeccionados a partir de vidro de janelas, fundidos a 820ºC. A instalação mede 3 metros por 60 centímetros e simboliza a relação entre a natureza e as transformações sociais e ambientais. Além da estética, a obra convida o público a interagir, democratizando o acesso à arte e estimulando reflexões críticas.
Para a coordenadora do projeto de extensão “Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais” da UFPR Litoral, Carla Beatriz Franco Ruschmann, a obra é um símbolo de coletividade e resistência.
“É um cardume que dança no ar ao som do vidro. Um convite à reflexão sobre as relações humanas e a sobrevivência, utilizando água, fogo e vidro como metáforas de transformação”, afirmou.
Foto: Divulgação
RECONHECIMENTO
O trabalho foi reconhecido pela Ocean Decade Coordination Team da UNESCO por integrar arte, sustentabilidade e conscientização ambiental. Além da Itália, a instalação já foi exibida em outras mostras e continuará circulando pelo Brasil.
Foto: Divulgação
SERVIÇO
Fundição Guará – Centro de Transformação Criativa de Vidro 📍 Matinhos: Arena Vicente Gurski 📍 Morretes: Sítio Brigitte 📲 Instagram: @fundicaoguara 🌐 Site: www.fundicaoguara.com 📩 Informações: desiree_sessegolo@hotmail.com