Em 1º de agosto, uma operação ambiental em Paranaguá, PR, resultou na apreensão de equipamentos de lavagem de caminhões na Vila do Povo. A ação faz parte da 12ª fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa), que visa combater a degradação dos mangues e assegurar o cumprimento das normas ambientais. A operação contou com a participação do Instituto Água e Terra (IAT), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF).
A empresa alvo da ação estava operando irregularmente, despejando produtos químicos perigosos e explosivos no mangue e no rio Emboguaçu, além de poluir o manguezal. Ela já havia sido autuada seis vezes pelo IAT e desrespeitou uma decisão judicial que determinava a paralisação de suas atividades, bem como a apresentação de um plano de recuperação da área degradada.
Na última fase da operação, realizada em 12 de agosto, foram removidos 75 caminhões de entulho e 1.575 toneladas de aterro dos bairros Vila do Povo e Vila Primavera. A ação é crucial para prevenir o desmatamento e a invasão dos mangues, áreas que enfrentam uma destruição de cerca de 30 quilômetros.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode acessar o portal MPF Serviços ou ligar para (41) 3219-8754, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Com informações do MPF-PR.