A Polícia Civil do Paraná desmantelou uma organização criminosa, prendeu dez pessoas e apreendeu dois helicópteros, avaliados em quase R$ 2 milhões. A operação, realizada na manhã desta sexta-feira, 13, envolveu ações em três estados e visou um grupo especializado no transporte e distribuição de grandes quantidades de drogas.
As prisões ocorreram em Araucária, Curitiba e Campo Largo, Ponta Porã e Campo Grande (MS), e Fernandópolis (SP). Oito suspeitos foram detidos em Curitiba e Região Metropolitana, e dois em São Paulo.
Os helicópteros apreendidos, usados para transportar drogas entre estados e áreas de difícil acesso, foram um elemento crucial da operação. Um dos helicópteros já estava sob mandado judicial, enquanto o outro foi encontrado em uma chácara ligada a um suspeito preso com 922 quilos de maconha em Campo Grande.
Os suspeitos enfrentarão acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A investigação revelou uma estrutura organizada com ramificações além das fronteiras do Paraná e incluiu apreensões anteriores de armas, drogas e munições.
LAVAGEM DE DINHEIRO
Além do transporte de drogas, o grupo criminoso operava um esquema financeiro complexo para ocultar os lucros do tráfico. Foram identificadas movimentações de grandes quantias de dinheiro em contas de terceiros, indicando crimes de lavagem de dinheiro.
A operação desta sexta-feira é um marco nas investigações. A PCPR seguirá com o trabalho para identificar outros envolvidos, apreender mais provas e desmantelar totalmente a organização criminosa.
Com imagens e informações da Agência Estadual de Noticias