O outono inicia nesta quarta-feira, 20, e termina em 20 de junho, às 17h51. Segundo o Simepar, o primeiro dia será quente, com potencial para instabilidade à tarde, seguindo o padrão recente. As temperaturas variam de 19 ºC em Guarapuava a 25 ºC em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu.
Prevê-se a transição do El Niño para La Niña, com temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média. Esperam-se alguns períodos quentes e manhãs/noites progressivamente mais frias.
Chuvas devem ser normais no Litoral, Capital e Região Metropolitana, mas abaixo do normal em outras regiões, podendo haver tempo seco, nevoeiros e primeiras geadas, especialmente no Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.
O outono no Paraná é caracterizado pela redução das chuvas, especialmente no Sudoeste e Oeste. Massas de ar frio do Sul podem trazer queda de temperatura e geadas em regiões mais altas.
AGROMETEOROLOGIA
O IDR-Paraná prevê bom desenvolvimento e produtividade para o milho segunda safra, salvo eventos meteorológicos extremos. O feijão segunda safra pode ser afetado pela escassez de chuva e frio precoce. Medidas de proteção são necessárias para olerícolas e cafeeiros em caso de geada prevista. O cenário de frio e estiagem pode prejudicar a alimentação dos animais e aumentar custos. A cultura do trigo deve se desenvolver normalmente.
ALERTA GEADA
Em maio, o serviço Alerta Geada, uma colaboração entre o IDR-Paraná e o Simepar, será lançado. Este serviço fornecerá informações sobre a ocorrência de geadas em todas as regiões do Paraná, classificadas por intensidade: fraca, moderada ou forte. Os alertas serão enviados por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Noticias e Simepar