A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em Paranaguá, o XV Seminário Interilhas.
Voltado a diretores, professores e equipes pedagógicas das escolas estaduais localizadas nas ilhas e comunidades indígenas do Litoral, o evento vai reunir 210 profissionais com o objetivo de oferecer formação continuada, alinhada aos desafios específicos da região.
OBJETIVO
O Interilhas tem como foco o aperfeiçoamento pedagógico e o fortalecimento da atuação docente em áreas com difícil acesso e realidades socioculturais distintas. Serão discutidos temas como a organização curricular, educação multianos e a implementação do Novo Ensino Médio, sempre com ênfase nos eixos temáticos da Proposta Pedagógica das Ilhas do Litoral.
“A iniciativa é parte do compromisso da Seed-PR com a garantia de uma educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa em todos os territórios do Estado. O Interilhas é um evento essencial para reconhecer e fortalecer os profissionais que atuam nas comunidades mais isoladas do nosso Litoral”, afirma o secretário estadual de Educação, Roni Miranda.
Foto: SEED
PARTICULARIDADES
O seminário também é uma oportunidade de escuta ativa, troca de experiências e valorização dos educadores que enfrentam desafios diários para garantir o direito à educação em territórios com acesso limitado. Segundo a organização, o evento respeita as particularidades culturais e geográficas da região, oferecendo suporte técnico e metodológico de forma contextualizada.
“Eles são protagonistas de transformações profundas, e o seminário é um momento de escuta, formação e valorização. Estamos empenhados em garantir que todos os estudantes, independentemente de onde vivam, tenham acesso ao melhor da educação”, reforça o secretário.