A cidade de Paranaguá sedia nesta segunda-feira (30) a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, das 8h às 17h, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, tem como objetivo reunir diferentes segmentos da sociedade civil e do poder público para construir propostas que possam subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à equidade de gênero nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
Segundo a organização, a conferência é uma etapa fundamental para a construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, que deverá orientar as ações do município nos próximos anos. A proposta é que o plano reflita fielmente as realidades, necessidades e prioridades das mulheres parnanguaras, com base no diálogo amplo e democrático.
Durante o dia, os trabalhos serão organizados em três grandes grupos de debate, divididos em seis eixos temáticos:
- Grupo I:
- Eixo 1: Democracia, participação e governança das mulheres na política e nos espaços de poder.
- Eixo 2: Trabalho, equidade salarial e autonomia econômica.
- Grupo II:
- Eixo 3: Territórios livres de violência e qualificação das redes de atendimento e enfrentamento às violências contra as mulheres.
- Eixo 4: Direito ao território e sustentabilidade.
- Grupo III:
- Eixo 5: Educação não sexista e cultura para a igualdade.
- Eixo 6: Saúde integral e bem-estar da mulher, com ênfase na saúde mental.
A expectativa é que o evento fortaleça os espaços de escuta e participação social das mulheres, impulsione a elaboração de políticas públicas mais eficazes e garanta o encaminhamento das propostas para as etapas estaduais e federais, como parte da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá em Brasília, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.









