A empresa Cattalini Terminais Marítimos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Unidade Paranaguá celebraram a inauguração do primeiro laboratório de mecatrônica do Paraná, resultado de uma parceria inédita entre uma instituição de ensino e uma empresa privada. As novas instalações marcam o lançamento do Curso de Mecatrônica.
O laboratório, equipado com tecnologia de ponta, será utilizado para as atividades práticas do Curso Técnico em Mecatrônica, que também é oferecido por meio dessa parceria.
Fábio Martins Jorge, controller da Cattalini, afirmou que a abertura do curso nasceu de um projeto elaborado ao longo de vários anos, com o objetivo de oferecer à comunidade uma formação técnica sólida, similar à oferecida pelo Senai.
O laboratório será utilizado não apenas pelos alunos do Curso de Mecatrônica, mas também pelos estudantes dos Cursos Técnicos em Eletromecânica e Eletrotécnica.
As instalações do laboratório contam com máquinas e equipamentos essenciais para as aulas, como instrumentação industrial (sensores e transmissores), sistema de alarme de incêndio, detector de fumaça, nobreaks, controlador lógico programável, sistema de energia fotovoltaica e outros.
O Curso Técnico em Mecatrônica, recentemente criado, será frequentado por alunos do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, bem como pelos filhos dos colaboradores da Cattalini e moradores da comunidade.
Everton Vieira Borges, diretor do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, expressou sua gratidão pela parceria com a Cattalini, uma empresa que cumpre seu papel social em Paranaguá.