A Polícia Civil resgatou nesta quinta-feira, 13, na cidade de Matinhos, um papagaio vítima do tráfico de animais.
A ação policial aconteceu após uma denúncia indicando que o animal não possuía documentação ou autorização dos órgãos ambientais competentes.
De acordo com o delegado da PCPR Guilherme Dias, ao chegar no local, os policiais constataram que o papagaio estava em uma gaiola improvisada exposta ao sol intenso.
“A falta de anilhas no animal foi identificada como um indício de tráfico. Diante da situação, os responsáveis pelo animal foram encaminhados à delegacia para a lavratura de um termo circunstanciado”, explicou o delegado.
O papagaio será encaminhado para um santuário, onde receberá cuidados veterinários adequados e será alocado em um espaço no qual possa ter maior mobilidade.
“Devido ao seu elevado nível de domesticação, o animal não pode ser reintroduzido na natureza, pois não sobreviveria em seu habitat natural”, completa.
O santuário garantirá ao papagaio o tratamento necessário por toda sua vida.
DENÚNCIAS
Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A população pode denunciar o crime de forma anônima pelo telefone 181, o Disque Denúncia da Secretaria Estadual da Segurança Pública ou pelo número 197 da PCPR.
Na capital do estado, o fato pode ser denunciado diretamente na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente pelo número (41) 3251-6200.