Policiais federais e servidores da Receita Federal realizaram, na noite de terça-feira, 12, uma ação contra uma quadrilha especializada em importar ilegalmente mercadorias oriundas, principalmente, da China, na região metropolitana de Curitiba.
Durante ação de fiscalização as equipes identificaram um caminhão, transportando um container lacrado, que deveria se dirigir diretamente para o Paraguai entrando em um depósito em São José dos Pinhais. Ao sair do depósito, foi abordado pelas equipes da PF e da RFB, sendo encontrado no local centenas de mercadorias estrangeiras sem a devida documentação legal, com o container vazio e lacre da Receita Federal indevidamente rompido. Dentre as mercadorias encontradas, havia produtos diversos, principalmente: brinquedos, pelúcias e mochilas.
No local, também foram apreendidas 4 armas de fogo, munições de diversos calibres, incluindo munições para fuzis, e acessórios de arma de fogo, como carregadores de alta capacidade (prolongadores e circulares) para pistolas e “kit rajada”.
Durante a operação, foi identificado outro caminhão com as mesmas características referentes ao modus operandi utilizado pela ORCRIM e que havia carregado produtos importados no dia anterior. Após levantamentos pela região, o segundo caminhão foi localizado nas imediações pelas equipes da PF e RFB, com o container vazio e sem o lacre da Receita Federal. Sendo ele apreendido e o motorista responsável pelo transporte preso em flagrante.
Os dois motoristas e o responsável pelo depósito foram presos e levados para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para a lavratura do flagrante, as mercadorias encontradas no depósito, avaliadas em mais de R$ 500.000,00, e os dois caminhões foram encaminhados para a Receita Federal.
Com informações da RFB