A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou nesta segunda-feira (29) a instrução e habilitação de 50 policiais militares do Verão Maior Paraná para o uso do Programa Olho Vivo. A capacitação ocorreu de forma online e abrangeu policiais militares em função de coordenação que atuam no litoral do estado durante a temporada.
“A ferramenta é um importante instrumento de tecnologia e inteligência que otimiza o policiamento ostensivo, gerando informações estratégicas para a aplicação do policiamento na prevenção e repressão qualificada de crimes. Por isso, a qualificação é fundamental para potencializar os resultados operacionais e a efetividade das ações”, afirma o coordenador do Verão Maior Paraná da PMPR, Major Anderson Couto de Moraes.
A instrução dos operadores integra o conjunto de ações da Operação Verão Maior e complementa os investimentos do Governo do Estado em segurança pública no litoral. Até o momento, 116 novas câmeras inteligentes de videomonitoramento foram instaladas em cinco municípios litorâneos, conectadas gradativamente à plataforma do Olho Vivo para ampliar a capacidade de análise e resposta das forças de segurança durante o período de maior fluxo de moradores e turistas.
Com a habilitação dos policiais militares, a PMPR amplia a capacidade de utilização das tecnologias disponíveis, garantindo maior eficiência no emprego do efetivo, resposta mais rápida às ocorrências e aumento da sensação de segurança para moradores e turistas que frequentam o Litoral paranaense durante a alta temporada.
OLHO VIVO
O Programa é uma ferramenta estratégica de tecnologia e inteligência que potencializa o policiamento ostensivo por meio do monitoramento e da análise de informações em tempo real. O sistema contribui diretamente para a prevenção e repressão qualificada de crimes, auxiliando no direcionamento das ações policiais e na tomada de decisões operacionais.
No litoral paranaense, a iniciativa fortalece a estrutura de segurança pública justamente no período de maior concentração de pessoas, integrando recursos tecnológicos, capacitação do efetivo e policiamento ostensivo às ações do Verão Maior Paraná.
A ferramenta permite o cruzamento de dados e a análise de imagens a partir de múltiplos pontos de monitoramento, possibilitando a identificação de padrões, o acompanhamento de deslocamentos de pessoas e veículos e a emissão de alertas automáticos para apoio às ações policiais. O sistema, que já vem sendo testado em projeto-piloto desde agosto em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, passa agora por um processo de ampliação gradual para os 399 municípios do Paraná.
Fonte: Sesp







