O Porto de Paranaguá reafirmou sua posição estratégica no comércio exterior brasileiro ao movimentar 63,8 mil toneladas de óleo de soja em janeiro deste ano, o que correspondeu a 72,48% da exportação nacional do produto. O volume gerou um valor FOB superior a US$ 65 milhões, segundo dados do Comex Stat, do Governo Federal.
A alta na movimentação do óleo de soja foi o principal fator responsável pelo crescimento na exportação de óleos vegetais, categoria que inclui produtos como óleo de palma e óleo de coco. Após um período de baixa em 2024, devido à quebra da safra e à menor demanda internacional, o setor registrou uma expressiva recuperação neste início de 2025.
Retomada do mercado de óleos vegetais
Os números apontam um crescimento significativo na movimentação de óleos vegetais nos portos paranaenses. Em janeiro de 2023, o volume atingiu 112,8 mil toneladas, mas caiu drasticamente para 25 mil toneladas em 2024, reflexo da menor oferta de soja para esmagamento e da retração da demanda global. No entanto, em janeiro de 2025, a movimentação voltou a subir, atingindo 81,5 mil toneladas, um crescimento de 225% em relação ao ano anterior.
“O que vivemos agora é uma recuperação parcial da quebra da safra de soja de 2023/2024, que reduziu a oferta de soja grão para esmagamento em 2024 e, por consequência, a movimentação de óleos vegetais no Paraná. A demanda internacional por óleo de soja na época também foi menor”, explicou Giovani Ferreira, especialista em economia e conselheiro administrativo da Portos do Paraná.
A retomada reforça a liderança paranaense na exportação nacional de óleos vegetais. “Seguimos na liderança nacional, representando 34% da movimentação total do Brasil. Neste mês, o óleo de soja foi a principal commodity responsável por esses números”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Outras commodities em alta
Além do óleo de soja, outras commodities registraram alta na movimentação pelos portos do Paraná no primeiro mês do ano. O milho apresentou um crescimento expressivo, passando de 129,3 mil toneladas para 344,5 mil toneladas, um aumento de 166%. Já o açúcar a granel também teve crescimento, saltando de 425 mil toneladas em 2024 para 444,4 mil toneladas em 2025.
Por outro lado, os fertilizantes, tradicionalmente uma das principais importações dos portos paranaenses, registraram uma leve queda de 3%, passando de 840,8 mil toneladas para 811,5 mil toneladas. Apesar disso, os portos do estado continuam liderando a movimentação nacional desse insumo.
Perspectivas para os próximos meses
Em janeiro, os Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram juntos 4,7 milhões de toneladas. A expectativa é que os números continuem subindo nos próximos meses, impulsionados pelo avanço da safra de soja.
“Seguimos com excelente produtividade nos dois portos paranaenses. A retomada da safra de soja promete números ainda melhores para os próximos meses”, afirmou Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná.
*Com informações da Portos do Paraná