Com impressionantes 366 metros de comprimento e uma largura de 51 metros, o MSC C. Montaine supera suas embarcações irmãs, MSC Elisa XIII e MSC Natasha XIII, que também atracaram nos portos paranaenses recentemente, com uma diferença notável de capacidade. Enquanto as embarcações irmãs têm uma capacidade de até 14.432 TEUs, o MSC C. Montaine ostenta uma capacidade ainda maior, chegando a até 15.413 TEUs, representando um aumento de 6,7%.
Gabriel Vieira, diretor de operações da Portos do Paraná, ressalta a importância histórica do Porto de Paranaguá ao ser o primeiro no Brasil a receber autorização para operar navios de porte tão grande, bem como a primeira a operar efetivamente navios New Panamax. Essa conquista é resultado direto dos investimentos contínuos em infraestrutura e segurança operacional.
Para acomodar meganavios como o MSC C. Montaine, a Portos do Paraná tem realizado obras de derrocagem e serviços de dragagem, visando aumentar a profundidade do canal. Atualmente, o calado nos canais principal e alternativo do terminal de contêineres atinge 12,3 metros, demonstrando o compromisso contínuo em garantir a eficiência e confiabilidade do porto para o comércio internacional.
![Claudio Neves/Portos Do Paraná](http://ilhadomelfm.com.br/wp-content/uploads/2024/04/img_7355_copiar-scaled.jpg)
Com informações e imagens do Portos do Paraná