O Porto de Paranaguá recebe, às 6h desta segunda-feira, 22 de dezembro, pela primeira vez, o navio de cruzeiros Silver Whisper. Mais de 700 pessoas, entre turistas e tripulantes, desembarcam para conhecer atrativos do Litoral e da capital paranaense, reforçando o turismo e a economia regional.
ESCALA
Durante a passagem por Paranaguá, os passageiros poderão optar por passeios turísticos com destino a Morretes, Curitiba e outras cidades do Litoral. Não haverá embarque de novos turistas nem desembarque para conclusão de trajeto, já que a escala é exclusivamente para visitação.
TURISMO
Embora seja estruturado prioritariamente para operações de carga, o Porto de Paranaguá vem ampliando, nos últimos anos, sua atuação no turismo. Entre 2023 e 2025, o porto registrou 24 escalas de navios de cruzeiros, que trouxeram cerca de 58 mil cruzeiristas.
Em 2025, o navio de luxo Scenic Eclipse também fundeou duas vezes na Baía de Paranaguá, em março e outubro, permitindo visitas à Ilha do Mel.

TERMINAL
O projeto do futuro terminal de passageiros começou a ser desenvolvido em agosto de 2024 pela Portos do Paraná, com acompanhamento da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.
A empresa pública contratou, por licitação, uma empresa especializada em engenharia para elaborar o projeto básico, com investimento aproximado de R$ 386 mil. A previsão é de que as obras tenham início em breve.
ROTEIRO
Considerado um resort de luxo, o Silver Whisper partiu do Nordeste brasileiro no início do mês e passou por Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis e Ilhabela antes de chegar a Paranaguá.

Após a escala, o navio segue para Balneário Camboriú e, depois, para a Argentina. A embarcação tem retorno previsto a Paranaguá nos dias 8 e 20 de fevereiro de 2026.
Com informações da AEN









