Nesta quarta-feira, dia 7, o Porto de Paranaguá recebeu o meganavio MSC Elisa XIII, da empresa de navegação Mediterranean Shipping Company (MSC). Ele fez uma parada única no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O navio é enorme, com 366 metros de comprimento (12 vezes maior que o Cristo Redentor), 48,20 metros de largura e capacidade para 139,7 mil toneladas. Pode transportar até 14.432 TEUs (unidade padrão para medir contêineres de 20 pés de comprimento). O MSC Elisa XIII veio dos Estados Unidos, atracou em Paranaguá e seguirá para Singapura.
Cinco dias antes da chegada do MSC Elisa XIII, outro navio do mesmo tamanho já havia atracado. Em 29 de janeiro, foi a vez do MSC Natasha XIII, que tem as mesmas dimensões que o Elisa. Esta semana, é a segunda vez que um navio desse tamanho é recebido no estado e o maior já registrado no Paraná. Antes, o recorde era do APL Yangshan, da empresa francesa CMA CGM, em novembro de 2022, com 347 metros.
Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destacou a importância das obras de dragagem realizadas pela empresa para receber navios maiores. “As obras de derrocagem e dragagem, realizadas pela Portos do Paraná, nos permitem receber navios cada vez maiores, aumentando nossa capacidade de movimentação e expandindo nossos negócios globalmente”, afirmou.
Atualmente, o Porto de Paranaguá tem profundidade de 12,3 metros para navios porta-contêineres nos principais canais de navegação.Além da profundidade necessária, o Porto de Paranaguá tem um grande pátio reefer (para contêineres refrigerados), fundamental para manter os contêineres com carne de frango congelada, que representa mais de 80% das exportações do meganavio, energizados.
Até o final de fevereiro, espera-se que o TCP aumente sua capacidade de 3.624 para 5.268 tomadas, um aumento de 45% na área. O investimento visa manter o Porto de Paranaguá como o principal corredor de exportação de carne de frango do mundo.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias