Ilha do Mel FM
terça-feira, dezembro 16, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
terça-feira, dezembro 16, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Paranaguá

Prefeito de Paranaguá acusa Viação Rocio de enganar a população e promete nova licitação do transporte coletivo

por Redação Ilha do Mel
10/04/2025 - 08:48
Prefeito de Paranaguá acusa Viação Rocio de enganar a população e promete nova licitação do transporte coletivo

Após boatos de greve, Adriano Ramos denuncia "postura desleal" da Viação Rocio e cobra melhorias. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Por Luiza Rampelotti com entrevista de Mauro Júnior

Na segunda-feira (7), boatos de que o transporte coletivo de Paranaguá entraria em greve se espalharam pela cidade, gerando apreensão entre usuários do sistema. No mesmo dia, a Viação Rocio — empresa responsável pela operação das linhas municipais — divulgou uma nota pública afirmando que os salários dos funcionários estavam atrasados devido à falta de repasses da Prefeitura. A declaração foi rebatida com veemência pelo prefeito Adriano Ramos (Republicanos), que convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (8) para esclarecer o caso e denunciar o que classificou como “postura desleal” da empresa.

Durante sua fala, o prefeito acusou a Viação Rocio de tentar enganar a população e de prestar um serviço de baixa qualidade. “A empresa soltou uma nota mentirosa, tentando induzir as pessoas ao erro. Disse que a Prefeitura estava devendo três meses. Isso é mentira. Só não pagamos antes porque a própria empresa demorou mais de um mês para assinar o aditivo contratual”, afirmou.

Empresa foi à Justiça e quebrou acordo, diz prefeito

Segundo Adriano, a atual gestão havia se reunido com representantes da Viação Rocio antes do feriado de Carnaval. Ficou acordado, na ocasião, um aditivo de contrato por mais seis meses — tempo considerado necessário para que a Prefeitura conduzisse um novo processo licitatório. No entanto, no dia 4 de março, a administração municipal foi surpreendida com uma notificação judicial.

“Eles ingressaram com um mandado de segurança, com multa diária de R$ 100 mil, exigindo a renovação do contrato. Isso, mesmo após termos acordado a renovação por seis meses. Essa atitude quebrou a confiança e demonstrou a forma desleal com que a empresa trata o município”, criticou Adriano.

A liminar foi concedida pelo juiz Eduardo Ressetti Pinheiros Marques Vianna, da Vara da Fazenda Pública de Paranaguá.

“A farra acabou”: Adriano Ramos criticou a Viação Rocio e prometeu mudanças no transporte coletivo da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

A resposta do Executivo foi imediata: a Prefeitura decidiu renovar o contrato por apenas três meses, enquanto avança com os estudos e prepara o novo edital da licitação. A assinatura do aditivo por parte da concessionária, no entanto, só ocorreu na última sexta-feira (4) — mais de um mês após a assinatura por parte da Prefeitura, em 14 de fevereiro. Segundo o Executivo, esse atraso foi o único motivo para o pagamento ter sido realizado fora do prazo.

“O contrato só chegou para nós formalizado na última sexta (4). E já nesta segunda (7), em menos de 24 horas, efetuamos o pagamento. Nós não somos caloteiros, como a empresa tentou insinuar”, disse Adriano, exibindo o comprovante em seu celular.

Críticas à qualidade do serviço

Além da disputa contratual, o prefeito aproveitou a coletiva para fazer duras críticas à qualidade do transporte coletivo operado pela Viação Rocio. Ele classificou os ônibus como “velhos, apertados e sem ar-condicionado”, e acusou a empresa de tratar a cidade com descaso.

“Eles retiraram veículos em bom estado e colocaram ônibus mais antigos na frota. É assim que tratam o povo de Paranaguá. O transporte hoje é indigno: ônibus lotados, com pouca oferta de linhas, sem conforto e sem segurança. Isso não é mais aceitável”, afirmou.

Adriano também relembrou sua atuação como vereador e relator da Comissão de Transporte, em 2014. Na época, apresentou 16 propostas de melhorias para o contrato com a concessionária, incluindo a quebra do monopólio da Viação Rocio, mas afirmou que a maioria das sugestões foi retirada pelos então parlamentares. “Hoje temos uma Câmara mais renovada e alinhada com os interesses do povo. Vamos fazer esse novo processo licitatório com seriedade e transparência”, afirmou.

“Não tem conversa fora do interesse da população”

Adriano também direcionou críticas à Paranaguá Saneamento, concessionária dos serviços de água e esgoto da cidade. Segundo ele, ambas as empresas têm buscado impor condições ao Executivo que não dialogam com as necessidades da população.

“Quero deixar claro para essas duas empresas: a farra acabou. Não vamos sentar à mesa para discutir nada que não seja de interesse da população. Aqui não tem acordo fora da legalidade, não tem negociação em benefício privado. Ou melhora o serviço, ou vamos tomar medidas duras”, destacou.

Licitação em andamento

A Prefeitura já está trabalhando na montagem do novo edital para o transporte coletivo. O objetivo, segundo Adriano, é garantir um serviço de transporte moderno, eficiente e digno. “Queremos ônibus novos, com ar-condicionado, frota ampliada e atendimento de qualidade. O que temos hoje está muito aquém do que a população merece, e isso vai mudar”, afirmou.

Ele reconheceu que o processo é burocrático e exige cautela, mas reafirmou que será conduzido com total transparência e aberto à participação de novas empresas. “Não é como trocar uma camisa. Existe todo um trâmite legal que precisa ser respeitado. Mas vamos fazer diferente, vamos abrir o mercado, garantir concorrência e buscar o melhor serviço para quem mais precisa: a população de Paranaguá”, disse.

O prefeito também garantiu que a gratuidade no transporte coletivo, por meio do programa Tarifa Zero, implementado no município pela gestão anterior, irá permanecer. “Vamos manter o Tarifa Zero, mas com ônibus modernos, com ar-condicionado, não com essas latas velhas da Viação Rocio”.

Histórico do contrato

A Viação Rocio opera o transporte coletivo de Paranaguá desde 2008, após vencer a licitação nº 005/2007. O contrato original tinha vigência de 15 anos e expirou em março de 2023. Desde então, a Prefeitura optou por não renovar por mais 15 anos, mas assinou quatro termos aditivos, o último deles em março deste ano, para manter o serviço funcionando até que um novo processo licitatório fosse concluído.

Em 2024, a gestão anterior lançou um novo edital de concessão, mas a própria Viação Rocio impugnou o processo, apontando vícios no documento. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) acolheu a denúncia e determinou a suspensão da licitação até que as irregularidades fossem corrigidas.

“É uma empresa que aponta falhas no edital, entra com recurso, impede o avanço da licitação e depois vai à Justiça para exigir a renovação do contrato. Isso mostra o quanto estão interessados em manter privilégios, e não em melhorar o serviço”, criticou Adriano.

 

 

SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Fotos: Moyses Zanardo
Paranaguá

Paranaguá: Praça revitalizada avança no Centro Histórico

16 de dezembro de 2025
Foto: Assessoria de imprensa
Paranaguá

Paranaguá: Torneio de xadrez reúne 100 atletas e fortalece a modalidade

16 de dezembro de 2025
Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
Paranaguá

Paranaguá: IAT define regras para ambulantes na Ilha do Mel

15 de dezembro de 2025
Corrida do Porto financia reforma do telhado do Asilo São Vicente de Paulo
Paranaguá

Corrida do Porto financia reforma do telhado do Asilo São Vicente de Paulo

15 de dezembro de 2025
ACIAP lança a campanha “Show de Prêmios” em Paranaguá; consumidores podem cadastrar cupons até 10 de janeiro
Paranaguá

ACIAP lança a campanha “Show de Prêmios” em Paranaguá; consumidores podem cadastrar cupons até 10 de janeiro

13 de dezembro de 2025
Câmara de Vereadores de Paranaguá realiza última Sessão Solene de 2025 com entrega de honrarias
Paranaguá

Câmara de Vereadores de Paranaguá realiza última Sessão Solene de 2025 com entrega de honrarias

12 de dezembro de 2025
Próxima Notícia
Vai a júri, nesta quarta-feira (9), padrasto acusado de estuprar e matar a menina Kameron em Guaraqueçaba

Vai a júri, nesta quarta-feira (9), padrasto acusado de estuprar e matar a menina Kameron em Guaraqueçaba

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .