A Prefeitura de Paranaguá emitiu um alerta à população nesta semana sobre a atuação de pessoas que, sem identificação oficial, estão se passando por agentes sociais ou cadastradores do Programa Bolsa Família no município. O objetivo do aviso é evitar que a comunidade seja vítima de golpes.
ALERTA
De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, moradores não devem aceitar visitas de pessoas não identificadas ou sem vínculo oficial com a Prefeitura.
“O Bolsa Família é um programa federal, acompanhado pelos municípios, e não há cobrança de valores nem exigência de informações sigilosas por telefone, redes sociais ou visitas inesperadas. Desconfiem de ações como essas”, destacou a secretária Carolina Lourenço.
A gestora informou ainda que já foram identificados mais de mil cadastros on-line com indícios de fraude em Paranaguá, atualmente sob investigação.
ORIENTAÇÕES
A Prefeitura orienta que pessoas que sofrerem tentativas de golpe ou fraude registrem boletim de ocorrência e comuniquem a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O contato pode ser feito pelos telefones oficiais do município ou presencialmente em uma unidade do CRAS mais próxima. Também é possível ligar para (41) 3721-1760, ramal 9, da Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial.

COMO SE PROTEGER
Para garantir a segurança da população, a Prefeitura reforça algumas medidas de prevenção:
-
Profissionais credenciados sempre utilizam crachá de identificação oficial, com foto, nome completo e vínculo com a Secretaria Municipal.
-
Desconfie de visitas inesperadas, especialmente fora do horário comercial.
-
Não forneça dados pessoais, bancários ou senhas por telefone, WhatsApp ou redes sociais.
-
Todo o processo de coleta de informações do Bolsa Família é realizado de forma presencial e segura.
A Prefeitura ressalta que a colaboração da comunidade é fundamental para combater fraudes e proteger as famílias beneficiárias.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá








