A capacitação é um tema fundamental para que qualquer cidade cresça e se desenvolva. Pensando nisso, a Prefeitura de Pontal do Paraná oferece cursos gratuitos nas mais diversas áreas de atuação, como meliponicultura, qualidade no atendimento ao turista e operação de drones. As qualificações são ofertadas por meio da Agência do Trabalhador em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Em março, já foram atendidas mais de 80 pessoas com os cursos de derivados do mel e meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão) que, em média, atendem 30 estudantes por turma. Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná, Albor Neto, os cursos profissionalizantes ajudam muitas pessoas a abrirem seus negócios.
‘’Nós já ajudamos mais de 1000 famílias a sair da vulnerabilidade social e que, a partir dos cursos, conseguiram trabalhar e levar seu sustento para as suas casas’’, comentou em entrevista à Ilha do Mel FM.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB), comentou a importância da capacitação na cidade.
”Investir em cursos é investir em pessoas. Em Pontal do Paraná, cada capacitação gratuita é uma chance real de mudança de vida, estamos formando profissionais, gerando renda e preparando nossa cidade para o futuro. Com qualificação, a cidade cresce com dignidade e oportunidade para todos”, afirmou.
Ao todo, desde 2021, foram entregues mais de cinco mil certificados para alunos que participaram das capacitações, segundo a Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná.
CURSOS DISPONÍVEIS
Alguns cursos já estão acontecendo ou estão com todas as vagas preenchidas, como o de meliponicultura, qualidade no atendimento ao turista e operação de drones. No entanto, as capacitações de jardinagem, floricultura, emissão de nota fiscal e piscicultura (criação de peixes em ambientes controlados) estão com inscrições abertas.
Para participar, basta comparecer à sede da Agência do Trabalhador, na Rua Baronesa do Cerro Azul, 386, Praia de Leste, em horário comercial e realizar a inscrição.