Por Luiza Rampelotti
Com uma trajetória marcada por disciplina, persistência e paixão pelo esporte, a professora de Educação Física Carla Cristina de Carvalho, moradora de Paranaguá, foi convocada para a Seleção Brasileira de Basquete Master que disputará o Mundial da modalidade na Suíça, entre os dias 27 de junho e 6 de julho.
Aos 50 anos, Carla leva consigo não apenas o orgulho de representar o Brasil, mas também o compromisso com a cidade onde construiu sua história – dentro e fora das quadras. “Tenho muito orgulho de representar Paranaguá, porque além de atleta, atuo também em projetos sociais, trabalhando com crianças na Associação Amigos do Basquetebol. Represento com a equipe adulta o time feminino do Paraná e estou sempre buscando bons resultados”, contou.
A convocação para o Mundial é fruto de um caminho que exige, além de talento, comprometimento constante. “Todas as atletas precisam ter participado dos Jogos Brasileiros no ano anterior para serem elegíveis. Com uma boa performance, vem a convocação. Graças a Deus, fui chamada e estou muito feliz com isso”, explica.
A próxima etapa da preparação será em São Paulo, a partir desta sexta-feira (20), onde Carla e outras atletas, oriundas do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, iniciarão os treinamentos intensivos com foco no desempenho em equipe. “Treinar com meninas mais jovens me ajuda a manter o ritmo. Eu continuo com musculação, alimentação equilibrada e muito treino. Tudo isso me permite acompanhar o grupo e manter um bom rendimento em quadra”.
Campanha solidária
Como parte da mobilização para representar o Brasil no Mundial, Carla está promovendo a venda de camisetas e meias personalizadas. A iniciativa visa contribuir com os custos da viagem à Suíça, país-sede do torneio, onde a moeda local, o euro e o franco suíço, encarece as despesas. A campanha tem contado com amplo apoio da comunidade. “Os amigos, professores, professores aposentados, pais de alunos, ex-alunos, familiares e vizinhos estão colaborando muito. Minha gratidão eterna por todos que estão vivendo esse momento maravilhoso comigo. Me sinto muito feliz e honrada pela amizade e carinho de cada um. Muito obrigada mesmo”, disse Carla.
As camisetas estão sendo vendidas por R$ 60 e os pares de meias por R$ 30. Quem quiser apoiar a atleta também pode fazer contribuições financeiras diretamente pelo Pix: 41999477285. “Aceitamos encomendas também. Muito obrigada mesmo a todos que estão me ajudando a realizar esse sonho”, completa.
Veterana em grandes campeonatos
Carla é veterana em grandes campeonatos. Em 2023, participou do Panamericano Master, onde se destacou com um desempenho técnico impecável. “Todo campeonato tem scout de desempenho dos atletas, e no Pan meu scout foi 100%. Os técnicos, inclusive de outros países, vieram me cumprimentar pelo desempenho nos fundamentos e finalizações”.
Com início no esporte aos 14 anos, Carla foi descoberta por um técnico que viu potencial em uma brincadeira no bairro. “No começo, achei meio chato. As meninas reclamavam muito, e eu estava acostumada a jogar com os meninos. Mas o técnico insistiu, viu que eu tinha coordenação, e eu continuei. Joguei por todas as seleções do Paraná, participei dos Jogos Escolares (Jeps), dos Jogos Universitários (Jubs), e joguei em clubes com nomes consagrados como Paula, Hortência, Nádia e Karina”, contou.
Com a ascensão do Basquete Master no Brasil e o fortalecimento da modalidade no estado, Carla reencontrou antigas colegas e retomou sua jornada nas quadras com ainda mais dedicação. “É um orgulho imenso viver tudo isso novamente. E tudo graças à persistência e ao trabalho que mantenho até hoje”.









