Visando a importância da educação cultural e artística no ambiente escolar, o Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista, em Paranaguá, implementou durante o primeiro semestre o projeto “Horta Vertical”, que teve como objetivo promover o conhecimento prático sobre cultura ambiental. O projeto foi desenvolvido pela professora Angélica Ripari.
A iniciativa foi criada por meio da Lei Paulo Gustavo, que foi estabelecida no dia 08 de julho de 2022. De acordo com a professora, alunos e comunidade escolar participaram de oficina de cerâmica, noções básicas de plantio, além de produção de sementes e temperos.
“Desenvolvemos várias atividades durante todo o primeiro semestre. Contamos com a participação da artista parnanguara Gilmara Gastaldon Piantá, que foi responsável pelas aulas em argila para produzirmos vasos. Posteriormente, a professora Cristina Vagnoni Moscardi do Carmo repassou algumas noções básicas de plantio. Ambas foram de extrema importância para o sucesso do projeto”, contou Angélica.
Os alunos do ensino regular e do curso técnico em Agronegócio foram responsáveis pela montagem de uma bancada, utilizada para a produção de sementes e temperos usados pela escola. Além disso, os alunos do curso técnico utilizam o espaço nas aulas práticas.
De acordo com Rafael Bueno Soares, aluno do 2º ano do curso técnico em Agronegócio, o projeto fez com que todos percebessem a importância do trabalho em equipe. “Percebemos que trabalhando juntos podemos superar as dificuldades e conseguimos melhorar ainda mais o nosso desenvolvimento na escola e também na área profissional”, salientou Rafael.
Com a participação de mais de 70 pais e alunos, a professora e idealizadora do projeto destaca que essas ações tem como objetivo promover valores, novos hábitos e mudanças de atitudes com o meio ambiente usando a sensibilização dos alunos e comunidade escolar.
Da assessoria