Por Luiza Rampelotti
Na última terça-feira (8), durante a 5ª reunião ordinária da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), foi apresentado um estudo técnico que propõe a requalificação da Avenida Senador Atílio Fontana e sua interligação direta com a BR-277, por meio da Estrada do Ribeirão, em Alexandra, como estratégia para ampliar a infraestrutura logística e impulsionar o desenvolvimento industrial da cidade.
O encontro contou com a presença do prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos); da vice-prefeita, Fabiana Parro (União); do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD); além de diretores da ACIAP e representantes de empresas ligadas à cadeia logística do porto.
O projeto, apresentado pelo engenheiro Juliano Vicente Elias, do Movimento de Empresários do Setor Portuário de Paranaguá (MESPP), visa criar uma nova ligação viária entre a zona urbana, a BR-277 e a região de Alexandra, permitindo o surgimento de áreas industriais e melhor escoamento logístico das operações portuárias.
Projeto busca retomar traçado original e reduzir burocracias
Segundo Juliano Elias, a proposta é atualizar o projeto da Avenida Atílio Fontana, elaborado pela gestão anterior e parcialmente executado até 2024, sem modificar seu traçado ou escopo. O objetivo é utilizar o mesmo estudo já pago pela Prefeitura, com ajustes conforme exigências legais atuais e inclusão da Estrada do Ribeirão como acesso complementar.
“A ideia é não perder tempo discutindo novas possibilidades, mas sim viabilizar tecnicamente aquilo que já está aprovado, para que o projeto entre em condições de licitação e execução”, afirmou em entrevista à Ilha do Mel FM.
Doação do projeto visa acelerar obras e evitar mais atrasos
A apresentação realizada na ACIAP foi fruto de um alinhamento prévio entre o grupo empresarial e o prefeito Adriano Ramos, ocorrido na segunda-feira (7), justamente com o objetivo de acelerar o processo e evitar a perda de tempo com novas contratações públicas.

De acordo com Juliano Elias, a proposta do MESPP é doar ao Município os documentos atualizados, incluindo o projeto executivo da Estrada do Ribeirão, os ajustes no traçado, a readequação das marginais de acesso e os pontos de conexão com a BR-277 – investimento de mais de R$ 550 mil realizado pelos empresários do setor.
“A doação não é apenas um gesto de colaboração, mas uma forma concreta de evitar que o projeto fique mais um ano parado em processos de licitação para contratar aquilo que já estamos entregando pronto. Se o Município tiver que licitar novamente, todo o cronograma será comprometido. A Atílio Fontana continuará sem pavimentação adequada e sem um novo acesso por mais alguns anos”, alertou.
Estrada do Ribeirão como via estratégica e ambientalmente viável
A Estrada do Ribeirão foi escolhida como ponto estratégico por já existir fisicamente, estar inserida na Zona de Desenvolvimento Econômico (ZDE) e contar com passagem oficial sobre a linha férrea — o que dispensa obras como viadutos ou trincheiras. Com cerca de 930 metros de extensão, ela ligará diretamente a BR-277 à Atílio Fontana, por uma via marginal.
Além da funcionalidade logística, Juliano Elias destacou o impacto reduzido do projeto no meio ambiente. “Como se trata de uma estrada existente, os impactos serão menores, atingindo no máximo cinco ou seis moradias, que serão estudadas caso a caso”, explicou.
A proposta não prevê áreas de estacionamento, focando exclusivamente na malha de acesso rodoviário.
Infraestrutura como condição para atrair novas indústrias
Com cerca de 80% da ZDE ainda não ocupada, a expectativa é que a ampliação da infraestrutura viária incentive a instalação de novas indústrias. Hoje, 25 empresas já operam na região. O novo acesso também visa desafogar o tráfego de caminhões no entorno do Porto de Paranaguá, sobretudo os que transportam contêineres, que enfrentam gargalos por conta da restrição de espaço no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
“O maior impeditivo hoje para atrair novas indústrias é a falta de infraestrutura viária. O projeto resolve esse gargalo e cria condições reais para instalação de novos empreendimentos”, acrescentou Juliano Elias.
Investimento total pode chegar a R$ 67,4 milhões
Segundo informações apresentadas na reunião, o valor estimado da obra é de R$ 67,4 milhões. Desse total, cerca de R$ 13,7 milhões já foram investidos em serviços anteriormente executados na obra licitada em 2023. Restam R$ 54 milhões em obras remanescentes, que dependem de nova licitação.
“Com o estudo já concluído, agora aguardamos apenas a sinalização positiva da Prefeitura para dar início à elaboração do projeto executivo, que será posteriormente doado ao Município. Quanto antes houver essa aprovação, mais rapidamente os trâmites burocráticos poderão avançar, possibilitando que a licitação ocorra ainda neste ano e que as obras sejam iniciadas dentro desse prazo”, explicou o representante do MESPP.
Estado assume compromisso com custeio da obra
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante a reunião, o Governo do Estado assumirá o custeio da obra. “Se houver unidade e interesse do setor empresarial, o Governo do Paraná será parceiro. Estamos aqui para oficializar esse apoio, com o respaldo do governador Ratinho Júnior”, afirmou.

Sandro Alex também citou outros investimentos já anunciados pelo Estado, como os R$ 40 milhões destinados ao perímetro portuário e o novo píer orçado em R$ 1 bilhão, além de obras previstas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro na BR-277.
“O governo trabalha com planejamento e execução de obras estruturantes. A Atílio Fontana é um desses projetos estratégicos”, completou.
ACIAP consolida papel como espaço de articulação institucional
O prefeito Adriano Ramos reforçou que o desenvolvimento da cidade está ancorado em diálogo permanente com diferentes setores. “A ACIAP virou um verdadeiro centro de articulação estratégica. Reunimos aqui empresários, técnicos, representantes do Porto e do Governo do Estado para discutir o futuro da cidade. É assim que construímos soluções reais”, afirmou.
A vice-prefeita Fabiana Parro destacou que a articulação entre Município, Estado e setor empresarial é fundamental para viabilizar projetos que também contemplem pautas sociais, como políticas públicas para mulheres.

O presidente da ACIAP, Eloir Martins, valorizou o encontro como símbolo de união e compromisso com o desenvolvimento local. “Ver hoje o Executivo estadual, o municipal e o setor produtivo juntos, debatendo soluções concretas, é um sinal de maturidade e confiança. Estamos prontos para apoiar e cobrar quando necessário”, afirmou.
Próximos passos: viabilizar a licitação e iniciar as obras ainda em 2025
Com o compromisso político firmado, a expectativa é que os ajustes técnicos no projeto sejam finalizados nas próximas semanas. A partir disso, a Prefeitura poderá abrir o processo licitatório e, com recursos garantidos pelo Estado, iniciar as obras.
“Se confirmada, a ampliação da Avenida Atílio Fontana e a conexão com a BR-277 devem marcar uma nova fase no desenvolvimento logístico e industrial de Paranaguá, descentralizando o tráfego, atraindo novos investimentos e fortalecendo a posição estratégica da cidade no cenário portuário nacional”, conclui Juliano Elias.