Na última semana de férias escolares, os colégios da rede estadual de ensino do Paraná se preparam para receber mais de 908 mil estudantes na segunda-feira, 05, quando as aulas serão retomadas. Uma iniciativa crucial nesse processo é a Semana de Estudo e Planejamento 2024, organizada pela Secretaria da Educação (SEED-PR). As reuniões, que começaram no dia 29 e ocorrem até esta sexta-feira, 2, foram realizadas em 2.087 escolas estaduais, como parte do calendário escolar. O objetivo principal é estabelecer as diretrizes para o próximo semestre.
Nesta quinta-feira, 01, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, visitou o Colégio Estadual Herbert de Souza em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Cerca de 60 pessoas, incluindo professores, pedagogos e colaboradores, o receberam. Eles retornaram das férias no dia 29, juntamente com os aproximadamente 35 mil professores da rede.
Miranda participou da reunião pedagógica da Semana de Estudo e Planejamento, na qual foram discutidas diretrizes para o ano letivo e os preparativos para a recepção dos estudantes em todo o Estado.
“Todo início de ano letivo é dedicado ao planejamento, com a comunidade escolar focada na recomposição da aprendizagem, analisando o desempenho dos alunos no ano anterior e definindo medidas para alcançar resultados ainda melhores, mantendo o Paraná como referência na educação do Brasil”, afirmou Miranda.
MAIS PROFESSORES
No encontro, foi discutido sobre o início das atividades dos novos professores aprovados no concurso público da rede estadual de ensino (Edital n.º 011/2023-DRH/SEAP), realizado pelo Governo do Estado em 2023. Em janeiro, 1.195 professores e pedagogos assumiram seus cargos, contribuindo para fortalecer a educação pública do Paraná neste novo ano letivo.
“A ampliação do corpo docente da rede estadual, por meio deste concurso, era um anseio antigo da comunidade escolar. Após 10 anos, o Governo do Estado atendeu a essa demanda. Agora, a rede contará com profissionais capacitados para fortalecer ainda mais a educação do Paraná”, ressaltou o secretário.
FOCO NA TECNOLOGIA
Na reunião, também foi discutido sobre a expansão dos componentes curriculares de Robótica e Programação, temas cruciais para a educação tecnológica. No ano passado, a SEED-PR investiu na aquisição de mais de 120 mil equipamentos de informática, incluindo computadores, tablets e Chromebooks, além de 18 mil kits de robótica distribuídos em todo o Estado para fortalecer o ensino dessas disciplinas.
Para a robótica, está prevista a expansão para até 200 novas escolas de Educação em Tempo Integral, bem como para os novos Colégios Cívico-Militares.
Outro destaque significativo é a ampliação do ensino de programação, que atingirá meio milhão de estudantes. “Essa é uma habilidade crucial nos dias de hoje, preparando nossos jovens para o mercado de trabalho”, enfatizou Miranda.
ENSINO INTEGRAL
Com o objetivo de expandir a educação integral na rede estadual, a Secretaria da Educação planeja quase dobrar o número de alunos beneficiados até 2025, passando de 52 mil para 100 mil estudantes. Atualmente, 253 instituições de ensino no Paraná adotam esse modelo, e a meta é aumentar para 400 nos próximos dois anos, com um investimento anual de R$ 400 milhões.
A partir de 2024, está prevista a inclusão de 157 novas escolas no modelo, resultando em 87 mil novas matrículas. O ensino integral se destaca pelo aumento do tempo dedicado aos estudos, com nove horas diárias e 45 horas semanais, oferecendo aos alunos uma carga horária mais completa.
Além disso, o Paraná Integral foi fortalecido com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023, que estabelece políticas públicas para a educação em tempo integral na rede pública estadual, regulamentando a carga horária dos docentes, os conteúdos a serem abordados e delineando a atuação, inclusive para a educação especial.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias