A formalização de pequenos negócios e o incentivo ao empreendedorismo vêm ganhando força em Paranaguá. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho (Semtra), tem apostado em políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia local, com destaque para os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor. O espaço funciona como um ponto de apoio fundamental para quem deseja abrir, regularizar ou expandir sua empresa, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEIs).
Além de prestar orientações técnicas, a Sala do Empreendedor realiza a formalização gratuita de empresas, auxilia na regularização de dívidas, na declaração anual de rendimentos e promove cursos de capacitação voltados ao crescimento sustentável dos negócios locais.

Entre os diversos casos de sucesso que passaram pelo atendimento da Sala, está o de Ednéia de Jesus Santos, de 53 anos. Ela iniciou sua trajetória no ramo de salgados há cerca de 20 anos, mas apenas em 2015 formalizou sua empresa como MEI. Localizada na Vila Becker, na rua Tupinambá, sua pequena fábrica de salgados é hoje um exemplo de como dedicação e orientação adequada podem transformar uma ideia em fonte de renda estável.
“Tem que ter muita força de vontade e tem que acreditar. O começo, geralmente, é bem complicado e segue até você alcançar a clientela. Mas daí você continua fazendo as coisas com competência, de forma muito bem feita e vai aos poucos conquistando seu espaço”, relata Ednéia, que hoje conta com o apoio do marido e de mais três colaboradores.
Outro exemplo é o de Israel Goldenstein Filho, de 62 anos. O empreendedor começou com uma barraca na

tradicional Feira da Lua e, em 2014, fundou a Garagem da Alcatra, seu restaurante especializado em carnes. “A gente montou uma barraca lá e começamos o nosso sonho. Depois as coisas melhoraram e passamos a atender na Garagem da Alcatra”, lembra.
Segundo Israel, a parceria com a esposa foi essencial para o crescimento do negócio. Ele é responsável pelo preparo das carnes e dos pratos, enquanto ela atua no atendimento. “Nós somos uma equipe, eu e ela, o tempo todo juntos. Se a gente persistir, consegue viver do próprio negócio. A Sala do Empreendedor auxilia muito a gente”, destaca.
Como se tornar um MEI
De acordo com Deise Leal, coordenadora da Sala do Empreendedor de Paranaguá, o processo de formalização é simples e gratuito. Para se registrar como MEI, o interessado deve apresentar documentos básicos, como RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.
“A Sala faz todos os serviços da abertura da empresa, além de declarações de imposto de renda, regularização de dívidas e oferece cursos de capacitação para o crescimento do negócio”, explica Deise.
Serviço
A Sala do Empreendedor funciona junto à Secretaria Municipal do Trabalho e está localizada na Rua José Gomes, 320, bairro João Gualberto, em Paranaguá.
Telefone para contato: (41) 3721-1845
E-mail: saladoempreendedor@paranagua.pr.gov.br
O atendimento é voltado a todos que desejam formalizar sua atividade profissional, tirar dúvidas sobre tributos, buscar capacitação e crescer de forma sustentável dentro do mercado local.






