A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta os proprietários de imóveis no Litoral a regularizar débitos e solicitar a religação do fornecimento de água antes da viagem para os feriados de fim de ano e o início da temporada de verão. A recomendação vale especialmente para imóveis que permaneceram fechados nos últimos meses, e os serviços podem ser solicitados pelos canais digitais da empresa de forma antecipada.
DEMANDA
O gerente geral comercial da Sanepar, Sergio Augusto Portela, alerta que o volume de pedidos aumenta significativamente nesta época.
“Na temporada e principalmente nas datas próximas à virada do ano, a população do Litoral aumenta significativamente. Estamos nos preparando para atender essa demanda, mas pedimos que a população antecipe os pedidos de serviços e colabore usando a água de forma racional. Assim evitamos transtornos e todos os visitantes poderão curtir o Litoral”, diz Portela.
A companhia também reforçará suas operações para a temporada 2025/2026, com investimento de R$ 22 milhões. Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o objetivo é garantir o funcionamento dos serviços essenciais durante o período de maior demanda.
“O plano operacional inclui a contratação de 31 geradores de energia, frota ampliada de caminhões-pipa, 21 contêineres reservatórios e 130 novos pontos de telemetria nas redes de água e esgoto. Além disso, já estão sendo realizadas melhorias operacionais nas redes de distribuição, captações e estações de tratamento”, detalha.
ANTES DE VIAJAR
A Sanepar destaca que o primeiro passo para quem tem imóvel de veraneio é verificar a situação da ligação de água.
- Regularização de débitos: clientes com contas em aberto devem quitar ou negociar valores antecipadamente. A religação somente ocorre mediante regularização, e a consulta pode ser feita pelos canais digitais.
- Solicitação de religação: caso o fornecimento esteja suspenso, o pedido deve ser feito com antecedência. O prazo para religação é de 24 horas.
Para realizar consultas ou solicitar religação, o veranista deve ter em mãos o CPF do titular ou a matrícula do imóvel e acessar os seguintes canais de atendimento:
- WhatsApp: (41) 99544-0115
- Central de Atendimento: 0800 200 0115
- Aplicativo: Sanepar Mobile
- E-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br
CUIDADOS
Além da regularização, a Sanepar orienta para práticas que garantem saúde, economia e uso consciente:
- Limpeza da caixa-d’água: deve ser feita semestralmente, já que a água parada perde potabilidade.
- Uso racional das piscinas: uma piscina de 5 mil litros, trocada duas vezes em um fim de semana, equivale ao consumo de uma família de quatro pessoas por 15 dias. Para evitar desperdício, a água deve ser tratada diariamente com hipoclorito, sempre à noite, e a piscina mantida coberta. O enchimento deve ocorrer fora do horário de pico, antes das 10h ou após as 22h.
- Evite desperdício: utilize balde em vez de mangueira para lavar calçadas e reutilize a água da máquina de lavar.
- Reservação adequada: o imóvel deve ter caixa-d’água de, no mínimo, 500 litros, suficiente para abastecer quatro pessoas por até 24 horas.
Com informações da AEN








