O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio emitiu na manhã desta sexta-feira, 8, uma nota oficial lamentando um episódio de intolerância religiosa ocorrido durante uma visita da imagem peregrina da Padroeira do Paraná em um prédio comercial de Paranaguá.
Confira a nota oficial na íntegra:
Na tarde da última quinta-feira, 7, durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, um lamentável episódio de intolerância religiosa ocorreu em um prédio comercial de Paranaguá. Um advogado impediu que o espaço fosse compartilhado com outras empresas para receber a visita da imagem da Santa.
Reiteramos que as visitas com a imagem de Nossa Senhora do Rocio são agendadas de forma prévia pelos proprietários/funcionários das instituições públicas e privadas na secretaria do santuário.
A atitude é inaceitável e desrespeita os princípios de tolerância e liberdade de crença que devem prevalecer na sociedade. A liberdade religiosa é um direito fundamental, garantido pela Constituição, e não pode ser obstaculizada por ações individuais ou grupais.
A lei nº 20.451, de 22 de abril de 2019, prevê pena de 2 a 5 anos para quem obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas.
Paranaguá, 08 de novembro de 2024
Veja o vídeo do reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves: