As diretorias da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) participaram de uma reunião estratégica em Curitiba, na sede da Pasta, nesta segunda-feira, 5, para tratar de uma previsão de queda recorde dos índices de criminalidade no ano de 2025 em comparação com o ano de 2024.
O departamento de estatística da Pasta, o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), obteve os indicadores de criminalidade para o período anual. A tendência, segundo aponta a análise das estatísticas que está em andamento, é que o Paraná alcance os índices de roubos, furtos e homicídios mais baixos desde o início da série histórica, em 2007.
Vale ressaltar, que ao obter os índices de criminalidade mais tímidos da história do estado, a segurança pública do Paraná supera o seu próprio recorde dos dados criminais mais baixos, que foi atingido em 2024, diante dos números de 2023.
“A integração das forças de segurança aliada à tecnologia, infraestrutura e inteligência policial são fatores responsáveis pelo momento histórico da segurança no estado. O que faz com que a sociedade paranaense desfrute de ambientes e convívio mais seguros como nunca antes foi visto”, destaca o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
O secretário acrescenta que os dados reforçam a eficácia das políticas de segurança pública em andamento no Paraná e a importância dos investimentos feitos nas forças de segurança ao longo dos últimos anos graças ao apoio do governador Ratinho Junior. Foram contratados novos policiais, aquisição de armamentos, viaturas e helicópteros. A previsão é de que os índices de criminalidade consolidados do ano de 2025 estejam definidos até o final do mês de janeiro.
Fonte: SESP







