Uma audiência pública chamada de “Segurança nas Travessias de Trem” será realizada na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir a eficácia das cancelas na garantia da segurança nos cruzamentos das vias férreas. O debate surge após um acidente fatal envolvendo um trem e um veículo escolar em março, em Jandaia do Sul, resultando na apresentação de projetos de lei para tornar obrigatória a instalação de cancelas em todas as passagens de trem no estado.
Os deputados responsáveis pelo evento buscam aprofundar o entendimento sobre o assunto, avaliar se as cancelas são a melhor solução e encontrar alternativas adequadas para garantir a segurança nas travessias de trem.
A audiência contará com a participação da sociedade civil, instituições e empresas do setor ferroviário. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o estado possui 73 municípios com travessias de trem.
O deputado Tiago Amaral destaca a importância de abordar o assunto antecipadamente, considerando que a concessão dos serviços ferroviários será renovada em 2027, para assegurar compromissos com obras e segurança no novo contrato.