A Sanepar investiu R$ 340 mil na modernização do Centro de Controle Operacional (CCO) de Matinhos, que agora conta com um Vídeo Wall — painel de dez telas de alta definição, com 6,3 metros de comprimento e mais de dois metros de altura.
O sistema permite monitorar, em tempo real, a captação, o tratamento e a distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto, nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba.
O CCO do Litoral é o terceiro do Paraná a receber o equipamento, após Curitiba e Londrina, e opera 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo cerca de 150 mil moradores.
Foto: Sanepar
INVESTIMENTO
De acordo com o presidente da Sanepar, Wilson Bley, a ação integra um pacote estadual de R$ 11 bilhões em recursos até 2029.
“O objetivo é ampliar, modernizar e universalizar os serviços de saneamento”, afirma.
VERÃO
O gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso, explica que o reforço é estratégico para a temporada de verão.
“O número de usuários pode aumentar até dez vezes. Com o sistema, conseguimos monitorar e operar remotamente, ajustando pressões, abrindo ou fechando válvulas e identificando vazamentos em tempo real, garantindo agilidade e assertividade”, ressalta.
Foto: Sanepar
AUTOMAÇÃO
O coordenador industrial da Sanepar no Litoral, Joilson dos Passos, destaca que o sistema é 100% automatizado.
“Com foco em inovação e tecnologia, reforçamos o compromisso com a qualidade dos serviços e a sustentabilidade no atendimento à população em todas as estações do ano”, diz.
A região conta atualmente com sete estações de captação superficial e sete de tratamento de água. Para ampliar a capacidade de resposta, a companhia vai contratar oito contêineres reservatórios e seis reservatórios temporários com sistema elevatório.