O Paraná deve enfrentar tempestades severas entre esta sexta-feira, 12, e sábado, 13, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Simepar.
O alerta ocorre após a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e norte da Argentina, capaz de gerar supercélulas — fenômenos associados a tempestades intensas com potencial destrutivo.
A instabilidade avança de Oeste para Leste e deve atingir o Leste entre a noite de hoje e a manhã de sábado.
SISTEMA
De acordo com o Simepar, o sistema de baixa pressão está potencializando a umidade vinda da região amazônica, em interação com um cavado meteorológico em altitude. A combinação cria condições favoráveis para volumes elevados de chuva e tempestades rápidas.
“O que chama a atenção neste sistema é seu avanço lento sobre o Estado, o que faz com que ele acabe produzindo maiores acumulados de chuva”, explicou o meteorologista Samuel Braun.
Foto: SIMEPAR
AVANÇO PARA O LESTE
A chuva deve chegar ao Leste do Estado durante a noite desta sexta, com previsão de volumes expressivos entre a madrugada e a manhã de sábado. No Norte, o sábado também será marcado por instabilidade forte, chuva persistente e pouca variação de temperatura.
“Fazemos em tempo real o monitoramento das áreas de chuva. Neste sistema há risco de formação de supercélulas, que ocorrem em nuvens com desenvolvimento vertical de mais de 15 km de altura e, portanto, causam tempestades mais severas. Elas se formam em poucos minutos”, destacou o meteorologista.
FIM DE SEMANA
No sábado à tarde, as regiões Oeste e Sudoeste começam a ter melhora no tempo, com retorno do sol e temperaturas mais elevadas. Foz do Iguaçu pode chegar aos 29°C e Francisco Beltrão aos 27°C.
No domingo, 14, o Estado segue com tempo abafado, nebulosidade e pancadas rápidas e isoladas em todas as regiões. Já na segunda-feira, 15, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil, alterando novamente o tempo principalmente no Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.
ORIENTAÇÃO
O Simepar reforça que os moradores enviem um SMS para 40199 com o CEP da residência, garantindo o recebimento de alertas oficiais da Defesa Civil em tempo real.