Por Elano Squenine sob supervisão de Luiza Rampelotti
A Fazenda Morro Holandês, localizada na Colônia Maria Luiza, em Paranaguá, é um destino encantador no litoral, especialmente durante a temporada de verão. Com paisagens deslumbrantes e uma área preservada da Mata Atlântica, o local proporciona uma experiência única de contato com a natureza.
Administrada pela família Dijkstra Los, a fazenda é muito conhecida pela produção artesanal de picolés, iogurtes e queijos, delícias que fazem sucesso entre os visitantes.
Ficando apenas 25 minutos do centro da cidade, a Fazenda Morro Holandês combina lazer e tranquilidade. Uma ótima opção para quem busca fugir da rotina e explorar a riqueza natural e cultural da região.
Em entrevista à Rádio Ilha do Mel FM, Débora Djikstra Los, sócia-proprietária da Fazenda Morro Holandês, compartilhou a história e o objetivo do empreendimento:
“Somos descendentes de imigrantes holandeses, e a fazenda carrega essa herança. Meu pai trouxe gado de leite da Holanda, e estamos há 25 anos em Paranaguá. O nome ‘Fazenda Morro Holandês’ é uma homenagem à nossa cultura e à localização privilegiada, no alto da Serra da Prata, de onde se pode avistar Paranaguá e até os navios no porto em dias de maré alta.”
Débora destacou ainda: “Para quem busca algo mais específico, como o turismo pedagógico ou guiado, há uma taxa mediante agendamento. Os visitantes podem interagir com os animais, explorar a natureza, e degustar produtos locais como queijos, iogurtes e picolés, que também são vendidos em feiras da região.”
Nicole Paiffer, empresária do ramo do turismo, falou sobre o potencial da modalidade, que une vivências autênticas, paisagens e memórias afetivas.
“O turismo rural permite vivenciar a vida no campo, oferecendo trilhas, cicloturismo, cachoeiras e contato com plantações familiares. É uma grande aposta para 2025 em Paranaguá. Lugares como a Fazenda Morro Holandês, por exemplo, se destacam pelo turismo pedagógico, recebendo grupos escolares e proporcionando experiências únicas, como aprender sobre plantações e cuidar dos animais. Além disso, os visitantes sempre mencionam a memória afetiva que o local desperta, remetendo às casas dos avós e vivências em sítios e fazendas”, comentou Nicole.
A empresária também ressaltou que o turismo rural é uma atividade para o ano todo, já que cada estação oferece experiências únicas nas colônias da região.
Aberta todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, com entrada gratuita, a Fazenda Morro Holandês está localizada na PR-508, Km 7, Colônia Maria Luiza, em Paranaguá.