Por Elano Squenine sob supervisão de Luiza Rampelotti
Com a chegada do verão, o Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os perigos de permanecer na praia durante temporais, especialmente devido à alta incidência de raios. Mesmo com o tempo instável, muitos banhistas insistem em entrar no mar, colocando suas vidas em risco.
Em entrevista à rádio Ilha do Mel FM, a Capitã Tamires Silva, do Corpo de Bombeiros, reforçou a importância de ficar atento às mudanças climáticas repentinas e seguir as orientações de segurança. Segundo ela, há sinais que indicam a aproximação de tempestades, como o aumento da velocidade do vento, a formação de nuvens escuras e o comportamento alterado dos pássaros.
“A descarga elétrica tem um alto potencial nocivo para os banhistas. Assim que perceberem o aumento dos ventos, os frequentadores da praia devem fechar os guarda-sóis e colocá-los no solo para evitar que sejam arrastados e atinjam outras pessoas. Além disso, ao notar a presença de raios, é fundamental sair imediatamente da praia e buscar um local seguro, como edificações com para-raios”, explicou a capitã.
A oficial também alertou sobre os riscos de permanecer em locais abertos durante tempestades. “Não fique em campo aberto, não se abrigue embaixo de árvores e evite segurar objetos metálicos. Caso não haja edificações próximas, o interior de um veículo pode ser um local seguro para aguardar a passagem da tempestade”, orientou.
Para alertar os banhistas sobre o risco de raios e tempestades, os postos de guarda-vidas utilizam uma bandeira vermelha dupla com a indicação de “praia interditada”. Quando há risco iminente de descargas elétricas, é seguido um protocolo de segurança, onde os postos de guarda-vidas são fechados e os banhistas são advertidos a saírem da água e procurarem abrigo.
Outro ponto de preocupação são os fortes ventos que acompanham os temporais. “Muitas vezes, o vento pode ser tão intenso que guarda-sóis soltos se tornam perigosos, sendo arremessados sobre outras pessoas. Por isso, recomendamos que, ao menor sinal de tempestade, os banhistas fechem os guarda-sóis e os fixem ao solo”, explicou Tamires Silva.
A Capitã reforçou ainda a importância de procurar sempre os locais protegidos por guarda-vidas e respeitar as orientações de segurança. Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente das 8h às 19h.
“Contamos com a colaboração de todos para evitar acidentes. Nosso objetivo é garantir um verão seguro para todos”, concluiu.