O restaurante Al Condominio, localizado em Verona, Itália, lançou uma proposta inusitada que chamou a atenção da mídia internacional: trocar duas horas sem o celular no jantar por uma garrafa de vinho. A iniciativa foi amplamente divulgada nas últimas semanas. Para receber o brinde, os clientes devem trancar seus smartphones em uma caixa de metal e apresentar a chave ao garçom.
“A tecnologia está se tornando um problema. Não há necessidade de olhar para o telefone a cada cinco segundos, mas para muitas pessoas é como uma droga… Assim, os clientes podem deixá-lo de lado e beber um bom vinho”, disse Angelo Lella, proprietário do restaurante, ao jornal britânico The Guardian. Segundo Lella, o objetivo é incentivar os clientes a conversarem em vez de perderem tempo no celular.
A jornalista Luciana Garbin comentou a iniciativa em sua coluna desta quarta-feira, 22. “A cruzada faz sentido. Apesar de não ser nada educado trocar uma companhia por uma tela, já repararam como isso é comum por aí? Algumas pessoas ainda disfarçam, dizendo que precisam checar uma mensagem urgente ou pegar o celular para uma selfie. Mães têm o argumento da preocupação com os filhos, sempre justificável. Mas, depois da pandemia, ficou quase automático ir do cardápio por QR Code aos scrolls do Instagram, mensagens do WhatsApp ou vídeos do TikTok”, escreveu Garbin.
Ela destacou ainda os prejuízos de focar no smartphone durante encontros sociais. “E o que se perde focando no smartphone em vez de prestar atenção em quem está ao seu lado ou à sua frente num encontro social? Estudo de 2018 publicado no ‘Journal of Experimental Social Psychology’ descobriu que o celular não só distrai o foco dos amigos e familiares como reduz o bem-estar proporcionado pelas interações sociais”, observou Garbin.