Visita técnica na Avenida Roque Vernalha confirma avanço da maior obra de mobilidade em Paranaguá
O local será palco da maior obra de mobilidade urbana da história do município: a construção de uma rampa em formato de U, com investimento de R$ 70 milhões financiados pelo Governo do Paraná
Nesta quinta-feira, 18, representantes da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, estiveram em Paranaguá para uma visita técnica na Avenida Roque Vernalha. O local será palco da maior obra de mobilidade urbana da história do município: a construção de uma rampa em formato de U, com investimento de R$ 70 milhões financiados pelo Governo do Paraná.
OBJETIVO
A intervenção vai eliminar um gargalo histórico de circulação, provocado pelas manobras de trens que atendem o Porto de Paranaguá. O projeto garante fluxo contínuo de veículos e mais segurança viária.
Fotos: Silvia Costa
DETALHES
O prefeito Adriano Ramos destacou o impacto positivo da iniciativa.
“Após oito meses de mandato, trazemos essa notícia maravilhosa para a população. Estamos em constante diálogo com engenheiros para buscar as melhores soluções, de forma que comerciantes e moradores da Avenida Roque Vernalha não sejam prejudicados. É a realização de um sonho que se torna possível graças à parceria com o Governo do Estado”, afirmou.
O secretário de Governo, Thiago Campos, reforçou a importância da união de esforços.
“Esse é um projeto de todos, não apenas de uma secretaria ou do prefeito. Receber a equipe do secretário das Cidades, Guto Silva, é fundamental para agilizar o processo e garantir que essa obra seja entregue o quanto antes à população”, disse.
Fotos: Silvia Costa
MUDANÇA
Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, o desenho da intervenção foi ajustado após estudos técnicos.
“A ideia inicial era construir um viaduto, mas optamos por uma rampa em U, que gera menos impacto para os moradores e comerciantes da região. O projeto está praticamente concluído e o orçamento já foi definido”, explicou.
O secretário de Obras Públicas, Ozeias Rebello, destacou que sua equipe acompanhará diretamente os trabalhos.
“Estamos finalizando os levantamentos necessários e, durante a obra, nossas equipes estarão envolvidas”, afirmou.
Fotos: Silvia Costa
PRÓXIMOS PASSOS
O coordenador operacional municipal da Secretaria das Cidades, Roberto Pan, classificou a visita como estratégica.
“O objetivo foi alinhar informações e instruir a equipe técnica da prefeitura para que o projeto seja executado o mais rápido possível”, destacou.
A expectativa é que a licitação seja aberta até o final de 2025, com início das obras previsto para o começo de 2026, trazendo uma solução definitiva para um dos pontos mais críticos da mobilidade urbana de Paranaguá.