Ilha do Mel FM
sábado, dezembro 6, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
sábado, dezembro 6, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Paranaguá

UBSs de Paranaguá terão atendimento noturno e entrega de remédios em casa – saiba o que muda com a nova gestão

por Redação Ilha do Mel
21/01/2025 - 11:23
UBSs de Paranaguá terão atendimento noturno e entrega de remédios em casa – saiba o que muda com a nova gestão

A UBS da Ilha dos Valadares passará a atender em horário estendido e, em um determinado período, com atendimento em livre demanda, dentro dos próximos meses. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Na última segunda-feira (20), a recém-empossada secretária municipal de Saúde de Paranaguá, Patrícia Mossetti Viana Scacalossi, concedeu uma entrevista exclusiva à Ilha do Mel FM sobre os desafios enfrentados e os planos para a melhoria dos serviços de saúde no município. Entre as principais metas da gestão, Patrícia destacou a necessidade de fortalecer a Atenção Básica para reduzir a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

“Quando falamos em saúde, geralmente lembramos da emergência, mas o que buscamos na gestão do prefeito Adriano Ramos é resgatar a Atenção Básica, o cuidado preventivo com a população. A emergência é como ‘apagar incêndios’, mas queremos atuar para que as pessoas não adoeçam e não precisem recorrer ao atendimento emergencial”, afirmou a secretária.

Segundo ela, a Atenção Primária foi encontrada fragilizada, o que contribuiu para o aumento da procura por atendimentos de baixa complexidade na UPA. A unidade, que é a principal porta de entrada para urgências na cidade, tem enfrentado dificuldades devido à superlotação, ocasionada principalmente por casos que deveriam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para mitigar o problema, a nova gestão implementou a “Escala Cinderela”, reforçando o atendimento entre 18h e meia-noite, horário de maior demanda, com a atuação de dois médicos adicionais na UPA.

Desafios herdados e soluções em andamento

Patrícia ressaltou que um dos principais focos da nova gestão é a reestruturação do Programa Saúde da Família (PSF), que foi encontrado com sérias falhas. “Havia unidades de saúde com consultas agendadas para meses à frente, mesmo com profissionais disponíveis, o que é inaceitável”, afirmou.

A secretária também mencionou problemas recorrentes na gestão de escalas médicas na UPA, agravados pelo aumento da demanda durante o verão, período em que viroses comuns no Litoral elevam a procura por atendimento. “Muitas pessoas buscam a UPA para tratar casos de baixa complexidade, como as pulseiras azuis e verdes, que deveriam ser resolvidos na Atenção Básica”, explicou.

Outro entrave encontrado foi o atraso no pagamento dos médicos contratados pela Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP), decorrente de sucessivas mudanças de gestão e desorganização nas escalas. Segundo Patrícia, todas as vagas do último concurso público foram preenchidas, mas, mesmo assim, empresas credenciadas foram contratadas para cobrir plantões noturnos, finais de semana e feriados. “Estamos reorganizando as escalas para garantir um fluxo eficiente e regularizar os pagamentos”, assegurou. A meta da gestão é reduzir o número de empresas terceirizadas, facilitando o controle e os repasses.

Patrícia Scacalossi destacou a necessidade de fortalecer a Atenção Básica para reduzir a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Foto: Reprodução/Ilha do Mel FM

A contratação de médicos também se apresenta como um grande desafio. Patrícia enfatizou que, além da valorização salarial, é fundamental oferecer infraestrutura adequada e boas condições de trabalho para atrair profissionais para Paranaguá. “Não basta um bom salário, precisamos de estrutura que garanta segurança e eficiência no atendimento”, pontuou.

Horário estendido nas UBS

Entre as primeiras ações da nova gestão estão projetos que visam impactar diretamente a população. O programa “Remédio em Casa” foi lançado para atender pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, garantindo a entrega de medicamentos sem a necessidade de deslocamento. Nas ilhas do município, além das consultas itinerantes, os moradores agora recebem os remédios em suas casas, por meio dos agentes comunitários de saúde. “Essa iniciativa traz mais comodidade e garante o acesso ao tratamento”, destacou a secretária.

Outro avanço importante é a ampliação do horário de funcionamento das UBS, inicialmente em seis unidades que passarão a atender até as 21h. A UBS de Alexandra será uma das primeiras a contar com o horário estendido, funcionando das 17h às 21h. “Isso permitirá que a população tenha acesso a consultas sem necessidade de agendamento, facilitando o atendimento de casos menos urgentes”, afirmou Patrícia, que informou que o serviço deverá estar disponível dentro dos próximos 40 dias.

Para suprir a falta de especialistas, a gestão municipal avalia a implementação da telemedicina, permitindo que a população tenha acesso a consultas à distância, além de buscar parcerias para retomar programas como o Mais Médicos, que podem atrair profissionais para a cidade.

Outra novidade anunciada pela secretária é o estudo, em parceria com o Governo do Estado, para a implantação de um Pronto Atendimento Médico (PAM) no município. “Estamos avaliando a viabilidade, mas ainda é uma ideia em fase inicial”, revelou.

Conscientização e participação da população

Finalizando a entrevista, a secretária reforçou a importância do uso correto dos serviços de saúde. “A UPA deve ser buscada apenas em casos de urgência e emergência. Para situações mais simples, como troca de receita ou aplicação de injetáveis, as UBS são o local adequado”, orientou.

Patrícia concluiu agradecendo a compreensão da população e destacou que a gestão tem trabalhado intensamente para superar os desafios do setor. “Estamos há apenas 20 dias no governo e já conseguimos implementar mudanças importantes. Peço paciência e colaboração, pois estamos empenhados em oferecer uma saúde mais digna para todos”, finalizou.

Por Luiza Rampelotti

SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Foto: Silvia Costa
Paranaguá

Revitalização dos casarões do Centro Histórico avança com aporte de R$ 2 milhões

5 de dezembro de 2025
Foto: Wilson Leandro
Esportes

Paranaguá sedia Brasileiro de Menores e recebe 1.200 atletas entre 4 e 7 de dezembro

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Natal Solidário do Provopar transforma Estação Ferroviária em cenário natalino em Paranaguá

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Projeto ‘Guardiões dos Manguezais Parnanguaras’ avança e reforça a preservação ambiental em Paranaguá

4 de dezembro de 2025
Foto: Moyses Zanardo
Paranaguá

Paranaguá será sede de acervo itinerante de museus estaduais a partir de 2026

3 de dezembro de 2025
Foto: Guarda Civil Municipal
Paranaguá

GCM inicia Operação Muralha Azul Marinho para reforçar segurança no Centro de Paranaguá durante festas de fim de ano

2 de dezembro de 2025
Próxima Notícia
Prefeitura de Paranaguá isenta templos religiosos de taxas municipais

Prefeitura de Paranaguá isenta templos religiosos de taxas municipais

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .