Paraná lança primeira marca coletiva do País unindo produtos regionais e turismo
A marca “Somos Mata Atlântica” representa um marco para o desenvolvimento sustentável e turístico do Litoral, unindo empreendedores, universidades e governo em uma única identidade de valorização regional
O Governo do Estado lançou nesta semana, em Antonina, o projeto “Somos Mata Atlântica”, a primeira marca coletiva do Brasil a reunir produtos regionais e experiências turísticas. A iniciativa integra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), coordenado pela Invest Paraná, e abrange os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, no Litoral.
INOVAÇÃO
O projeto é financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná, e desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi estruturado sobre três eixos principais: gestão e design, turismo de base comunitária e produção.
O encontro de acompanhamento das atividades ocorreu segunda e terça-feira, 27 e 28, no Armazém Macedo (Ruínas), em Antonina, reunindo representantes das universidades, empreendedores locais e técnicos do projeto. Durante o evento, foram apresentados os resultados alcançados e discutidos os detalhes da identidade visual da marca, que ficará exposta em mostra interativa por 20 dias.
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
IDENTIDADE
De acordo com Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, o projeto nasceu de uma demanda da própria comunidade.
Como resultado final, foram elencadas as prioridades da comunidade e a principal delas, a número 1, foi a criação da marca coletiva. Ela foi entendida pela própria comunidade como a linha norteadora do desenvolvimento sustentável do Litoral”, explicou.
Ele ressaltou que a ação integra governo, academia, iniciativa privada e a Instância de Governança Regional.
“É um projeto inédito que vai alinhar a promoção do turismo com a promoção dos produtos sustentáveis da região. Uma única marca coletiva vai carregar todos os princípios, valores e a história riquíssima do Litoral Norte do Paraná”, afirmou.
Cerca de 20 empreendedores já manifestaram interesse em aderir à marca, que será registrada e gerida pela Adetur Litoral. O processo de registro junto ao INPI deve levar cerca de 120 dias, mas a divulgação já começará em eventos regionais.
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
EXPANSÃO
Segundo Banzato, há planos de criar novas marcas coletivas em outras regiões.
“A próxima deve ser da erva-mate, com início agora em novembro. Mas há também planos de expansão a partir da consolidação da marca para outros territórios aqui no entorno, como a Baía de Paranaguá, que já recebeu a primeira fase do VRS”, completou.
COLABORAÇÃO
A professora Mônica Herek, da Unespar, coordenadora do projeto, destacou o caráter colaborativo da ação.
“É muito gratificante ver que, apesar de todos os desafios, conseguimos visualizar que atingimos o objetivo da nossa proposta, que era criar as bases para essa marca coletiva.”, afirmou.
O professor José Pedro da Ros, da UFPR, destacou que foi um processo de muito aprendizado, marcado por trocas de saberes entre alunos e comunidades e pelo uso prático do conhecimento acadêmico
“É muito o que se aprende quando você faz essas atividades de campo, de saídas, visitas técnicas orientadas. As trocas de saberes dos alunos, das pessoas das comunidades, expectativas e encarar a realidade para os alunos é fundamental para ter um outro olhar”, disse.
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
VALORIZAÇÃO
A produtora Jaqueline Monteiro Oliveira, do Sítios Brigitte, em Morretes, destacou que a marca é uma oportunidade de valorização dos empreendedores locais e representa a sustentabilidade e qualidade dos produtos e serviços da região.
“A mensagem que a gente tem que deixar bem claro é: somos Mata Atlântica, somos saudáveis, nossa natureza é viva, e somos comprometidos com essa manutenção e com essa biodiversidade”, declarou.
O empresário Jackson Soares da Silva, da Gusso Turismo, em Antonina, também participou da criação.
“A nossa empresa tem tudo a ver com a marca, porque um dos principais orgulhos que temos é trabalhar no meio da Mata Atlântica, de forma sustentável”, afirmou.
A marca “Somos Mata Atlântica” representa um marco para o desenvolvimento sustentável e turístico do Litoral, unindo empreendedores, universidades e governo em uma única identidade de valorização regional.