Ilha do Mel FM
domingo, dezembro 7, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
domingo, dezembro 7, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Antonina

Paraná lança primeira marca coletiva do País unindo produtos regionais e turismo

A marca “Somos Mata Atlântica” representa um marco para o desenvolvimento sustentável e turístico do Litoral, unindo empreendedores, universidades e governo em uma única identidade de valorização regional

por Redação Ilha do Mel
30/10/2025 - 12:08
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

O Governo do Estado lançou nesta semana, em Antonina, o projeto “Somos Mata Atlântica”, a primeira marca coletiva do Brasil a reunir produtos regionais e experiências turísticas. A iniciativa integra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), coordenado pela Invest Paraná, e abrange os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, no Litoral.

INOVAÇÃO

O projeto é financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná, e desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi estruturado sobre três eixos principais: gestão e design, turismo de base comunitária e produção.

O encontro de acompanhamento das atividades ocorreu segunda e terça-feira, 27 e 28, no Armazém Macedo (Ruínas), em Antonina, reunindo representantes das universidades, empreendedores locais e técnicos do projeto. Durante o evento, foram apresentados os resultados alcançados e discutidos os detalhes da identidade visual da marca, que ficará exposta em mostra interativa por 20 dias.

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

IDENTIDADE

De acordo com Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, o projeto nasceu de uma demanda da própria comunidade.

Como resultado final, foram elencadas as prioridades da comunidade e a principal delas, a número 1, foi a criação da marca coletiva. Ela foi entendida pela própria comunidade como a linha norteadora do desenvolvimento sustentável do Litoral”, explicou.

Ele ressaltou que a ação integra governo, academia, iniciativa privada e a Instância de Governança Regional.

“É um projeto inédito que vai alinhar a promoção do turismo com a promoção dos produtos sustentáveis da região. Uma única marca coletiva vai carregar todos os princípios, valores e a história riquíssima do Litoral Norte do Paraná”, afirmou.

Cerca de 20 empreendedores já manifestaram interesse em aderir à marca, que será registrada e gerida pela Adetur Litoral. O processo de registro junto ao INPI deve levar cerca de 120 dias, mas a divulgação já começará em eventos regionais.

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

EXPANSÃO

Segundo Banzato, há planos de criar novas marcas coletivas em outras regiões.

“A próxima deve ser da erva-mate, com início agora em novembro. Mas há também planos de expansão a partir da consolidação da marca para outros territórios aqui no entorno, como a Baía de Paranaguá, que já recebeu a primeira fase do VRS”, completou.

COLABORAÇÃO

A professora Mônica Herek, da Unespar, coordenadora do projeto, destacou o caráter colaborativo da ação.

 “É muito gratificante ver que, apesar de todos os desafios, conseguimos visualizar que atingimos o objetivo da nossa proposta, que era criar as bases para essa marca coletiva.”, afirmou.

O professor José Pedro da Ros, da UFPR, destacou que foi um processo de muito aprendizado, marcado por trocas de saberes entre alunos e comunidades e pelo uso prático do conhecimento acadêmico

“É muito o que se aprende quando você faz essas atividades de campo, de saídas, visitas técnicas orientadas. As trocas de saberes dos alunos, das pessoas das comunidades, expectativas e encarar a realidade para os alunos é fundamental para ter um outro olhar”, disse.

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

VALORIZAÇÃO

A produtora Jaqueline Monteiro Oliveira, do Sítios Brigitte, em Morretes, destacou que a marca é uma oportunidade de valorização dos empreendedores locais e representa a sustentabilidade e qualidade dos produtos e serviços da região.

“A mensagem que a gente tem que deixar bem claro é: somos Mata Atlântica, somos saudáveis, nossa natureza é viva, e somos comprometidos com essa manutenção e com essa biodiversidade”, declarou.

O empresário Jackson Soares da Silva, da Gusso Turismo, em Antonina, também participou da criação.

 “A nossa empresa tem tudo a ver com a marca, porque um dos principais orgulhos que temos é trabalhar no meio da Mata Atlântica, de forma sustentável”,  afirmou.

A marca “Somos Mata Atlântica” representa um marco para o desenvolvimento sustentável e turístico do Litoral, unindo empreendedores, universidades e governo em uma única identidade de valorização regional.

Com informações da AEN

Tags: #Comunidade#Cultura#desenvolvimento#Inovação#InvestParaná#mataatlântica#Paraná#Sustentabilidade#Turismoempreendedorismo
SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Antonina
Antonina

Antonina acende luzes e abre programação especial de Natal a partir de 9 de dezembro

4 de dezembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Antonina orienta pescadores sobre novos critérios do Seguro-Defeso do Camarão

24 de novembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Antonina anuncia programação completa do Festival Cidade das Aves 2025

18 de novembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Antonina entrega dois campinhos sintéticos e reforça ações de esporte e lazer

17 de novembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Prédios da Educação de Antonina passam por restauração e serão reabertos para novos projetos

14 de novembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Musicalização transforma a rotina de alunos da Rede Municipal de Antonina

6 de novembro de 2025
Próxima Notícia
Foto: SETU

Festa do Rocio celebra padroeira do Paraná e reforça o turismo religioso no Estado

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Policial
  • Transito
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .