Ilha do Mel FM
sexta-feira, novembro 14, 2025
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Policial
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
sexta-feira, novembro 14, 2025
Ilha do Mel FM
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Home Antonina

Paraná lança primeira marca coletiva do País unindo produtos regionais e turismo

A marca “Somos Mata Atlântica” representa um marco para o desenvolvimento sustentável e turístico do Litoral, unindo empreendedores, universidades e governo em uma única identidade de valorização regional

por Redação Ilha do Mel
30/10/2025 - 12:08
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

O Governo do Estado lançou nesta semana, em Antonina, o projeto “Somos Mata Atlântica”, a primeira marca coletiva do Brasil a reunir produtos regionais e experiências turísticas. A iniciativa integra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), coordenado pela Invest Paraná, e abrange os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, no Litoral.

INOVAÇÃO

O projeto é financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná, e desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi estruturado sobre três eixos principais: gestão e design, turismo de base comunitária e produção.

O encontro de acompanhamento das atividades ocorreu segunda e terça-feira, 27 e 28, no Armazém Macedo (Ruínas), em Antonina, reunindo representantes das universidades, empreendedores locais e técnicos do projeto. Durante o evento, foram apresentados os resultados alcançados e discutidos os detalhes da identidade visual da marca, que ficará exposta em mostra interativa por 20 dias.

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

IDENTIDADE

De acordo com Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, o projeto nasceu de uma demanda da própria comunidade.

Como resultado final, foram elencadas as prioridades da comunidade e a principal delas, a número 1, foi a criação da marca coletiva. Ela foi entendida pela própria comunidade como a linha norteadora do desenvolvimento sustentável do Litoral”, explicou.

Ele ressaltou que a ação integra governo, academia, iniciativa privada e a Instância de Governança Regional.

“É um projeto inédito que vai alinhar a promoção do turismo com a promoção dos produtos sustentáveis da região. Uma única marca coletiva vai carregar todos os princípios, valores e a história riquíssima do Litoral Norte do Paraná”, afirmou.

Cerca de 20 empreendedores já manifestaram interesse em aderir à marca, que será registrada e gerida pela Adetur Litoral. O processo de registro junto ao INPI deve levar cerca de 120 dias, mas a divulgação já começará em eventos regionais.

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

EXPANSÃO

Segundo Banzato, há planos de criar novas marcas coletivas em outras regiões.

“A próxima deve ser da erva-mate, com início agora em novembro. Mas há também planos de expansão a partir da consolidação da marca para outros territórios aqui no entorno, como a Baía de Paranaguá, que já recebeu a primeira fase do VRS”, completou.

COLABORAÇÃO

A professora Mônica Herek, da Unespar, coordenadora do projeto, destacou o caráter colaborativo da ação.

 “É muito gratificante ver que, apesar de todos os desafios, conseguimos visualizar que atingimos o objetivo da nossa proposta, que era criar as bases para essa marca coletiva.”, afirmou.

O professor José Pedro da Ros, da UFPR, destacou que foi um processo de muito aprendizado, marcado por trocas de saberes entre alunos e comunidades e pelo uso prático do conhecimento acadêmico

“É muito o que se aprende quando você faz essas atividades de campo, de saídas, visitas técnicas orientadas. As trocas de saberes dos alunos, das pessoas das comunidades, expectativas e encarar a realidade para os alunos é fundamental para ter um outro olhar”, disse.

Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná
Foto: Adetur Litoral / Invest Paraná

VALORIZAÇÃO

A produtora Jaqueline Monteiro Oliveira, do Sítios Brigitte, em Morretes, destacou que a marca é uma oportunidade de valorização dos empreendedores locais e representa a sustentabilidade e qualidade dos produtos e serviços da região.

“A mensagem que a gente tem que deixar bem claro é: somos Mata Atlântica, somos saudáveis, nossa natureza é viva, e somos comprometidos com essa manutenção e com essa biodiversidade”, declarou.

O empresário Jackson Soares da Silva, da Gusso Turismo, em Antonina, também participou da criação.

 “A nossa empresa tem tudo a ver com a marca, porque um dos principais orgulhos que temos é trabalhar no meio da Mata Atlântica, de forma sustentável”,  afirmou.

A marca “Somos Mata Atlântica” representa um marco para o desenvolvimento sustentável e turístico do Litoral, unindo empreendedores, universidades e governo em uma única identidade de valorização regional.

Com informações da AEN

Tags: #Comunidade#Cultura#desenvolvimento#Inovação#InvestParaná#mataatlântica#Paraná#Sustentabilidade#Turismoempreendedorismo
SendShare130Send

Notícias Relacionadas

Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Prédios da Educação de Antonina passam por restauração e serão reabertos para novos projetos

14 de novembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Musicalização transforma a rotina de alunos da Rede Municipal de Antonina

6 de novembro de 2025
Foto: Viajali
Antonina

Antonina realiza o 18º Festival Gospel com o tema “Em Espírito e Verdade”

4 de novembro de 2025
Foto: Prefeitura de Antonina
Antonina

Antonina celebra 228 anos nesta quinta-feira com tradicional desfile cívico no Centro Histórico

3 de novembro de 2025
Antonina recebe 5.º Encontro de Fuscas e outras raridades Volkswagen neste domingo, 26
Antonina

Antonina recebe 5.º Encontro de Fuscas e outras raridades Volkswagen neste domingo, 26

22 de outubro de 2025
Foto: Divulgação
Antonina

Crianças participam de atividade prática sobre preservação dos oceanos em Antonina

2 de outubro de 2025
Próxima Notícia
Foto: SETU

Festa do Rocio celebra padroeira do Paraná e reforça o turismo religioso no Estado

Por favor login para participar da conversa

OUÇA ON-LINE

Seu navegador não suporta a reprodução de áudio.

TELEFONE COMERCIAL

- Kadu Moccia: (41) 98424-3738
- Danielle Braz: (41) 99673-7392

WHATSAPP

ENDEREÇO

Av. Gabriel de Lara, 1553, João Gualberto
83221-554 - Paranaguá - PR

E-MAIL

comercial@ilhadomelfm.com.br

Instagram Youtube Facebook
Instagram Youtube Facebook

2023 – Todos os Direitos Reservados a Rádio Ilha do Mel FM Ltda
Desenvolvido por Contteudo

Whatsapp Instagram Youtube Facebook Twitter
2023 – Todos os Direitos Reservados a Ilha do Mel
Desenvolvido por Contteudo
Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Policial
  • Litoral
  • Portos
  • Entretenimento
  • Contato
  • Eleições 2024

© 2023 Ilha do Mel - Desenvolvido e Hospedado por Contteudo .