Por Elano Squenine, com informações da Prefeitura de Paranaguá
Na quinta-feira, 12, a Prefeitura de Paranaguá publicou o Decreto nº 1.497, que estabelece o funcionamento das repartições públicas municipais durante o período de Carnaval em 2026. Conforme o município, será ponto facultativo na segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, e no período da manhã da Quarta-feira de Cinzas, 18, com retorno das atividades marcado para às 13h do mesmo dia.
Funcionamento
Durante o período de ponto facultativo, as secretarias municipais terão expediente suspenso, com retorno no dia 18, às 13h. O decreto assegura que os serviços essenciais funcionarão em regime de plantão ou escala, garantindo atendimento à população.
Serviços considerados essenciais
As seguintes atividades consideradas essenciais estão mantidas no período:
-
Segurança Pública Municipal;
-
Coleta de resíduos, limpeza pública urbana e serviços funerários, incluindo cemitérios e capelas;
-
Serviços urbanos essenciais e Assistência Social;
-
Postos de Informações Turísticas;
-
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com equipes envolvidas na execução dos eventos carnavalescos;
-
Saúde, com atendimento na UPA e Unidades 24h.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) manterão os serviços de urgência e emergência. Permanecem em funcionamento:
-
Unidade de Pronto Atendimento, UPA, e serviços vinculados, como laboratório e epidemiologia;
-
Unidade de Saúde 24h Rodrigo Gomes;
-
Unidades de Saúde da Ilha do Mel: Flora Neves da Graça, em Nova Brasília, e Ana Neves, em Encantadas;
-
Farmácia Municipal 24 horas Dr. Ivo Petry Maciel.
Educação e mercados municipais
Segundo a Prefeitura de Paranaguá, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) seguirá o Calendário Escolar 2026 da rede pública municipal. Haverá recesso durante o ponto facultativo, com retorno das aulas na quinta-feira, 19.
Os mercados municipais manterão o funcionamento normal. O Mercado do Café abre de segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos, das 6h às 15h. No Mercado Nilton Abel de Lima, o atendimento será das 7h30 às 18h, e aos domingos, das 7h30 às 17h. O Mercado do Peixe funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 12h.
Organização
O município informou que o decreto também estabelece que secretários municipais e gestores fundacionais têm autonomia para organizar escalas de plantão e convocar servidores, caso haja necessidade de interesse público, garantindo que a população não fique desassistida durante o feriado.







