Por Elano Squenine, com informações da Prefeitura de Matinhos
A cidade de Matinhos realizou, em 2026, o maior Carnaval de sua história e o maior do Paraná. O balanço das três noites de festa, realizadas no sábado, 14, domingo, 15, e segunda-feira, 16, aponta público de aproximadamente 600 mil pessoas, que ocuparam a orla e os balneários do município. A programação concentrou grandes atrações na Avenida Atlântica, em Caiobá e no Centro, com destaque para a Matimbanda, Caiobanda e Carnafolia, que registraram as maiores concentrações de público.
Descentralização
Além dos eventos centrais, a organização levou trios elétricos itinerantes para diferentes balneários. Os percursos abrangeram trechos do Riviera ao Espigão, do Espigão ao Flórida e do Junara ao Gaivotas, ampliando o acesso da população à festa.
“Essa descentralização permitiu que famílias inteiras aproveitassem a festa com o conforto de estar perto de suas residências, mantendo a organização do fluxo urbano”, afirmou a Prefeitura de Matinhos.
Prefeitura
A agenda incluiu ainda bloquinhos de rua e matinês infantis, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo, reunindo público de diferentes faixas etárias.
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, destacou a realização do evento. “Oferecemos alegria com conforto, segurança e infraestrutura para a população”, afirmou.
A secretária de Turismo, Kássia Novochadlo, afirmou que o resultado confirma o planejamento da gestão. “Nós nos propusemos a realizar o maior Carnaval da história e as imagens das ruas lotadas, com sorrisos e segurança, confirmam que vencemos o desafio. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para que cada morador e turista sentisse que Matinhos é capaz de entregar um evento de nível nacional. É a vitória do planejamento sobre a improvisação”, destacou Kássia.
Segurança
Segundo a organização, uma operação integrada garantiu a segurança durante as três noites de festa
Encerramento
A programação segue nesta sexta-feira, 20, com o Ressacão. A agenda prevê apresentação da Banda da Polícia Militar, às 20h, e show do grupo Olodum, às 21h30, em trio elétrico com concentração em Caiobá.









