Apesar de o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ter dito recentemente que o fato de Lula não ter explicitado se será candidato à reeleição em 2026 “não ajuda na administração do governo”, a cúpula do PT já trata como “prioridade” a renovação do mandato do presidente até 2030 — quando ele completa 85 anos. Foi o que disse a presidente do partido e deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann ao ser questionada na semana passada sobre a sucessão do cacique petista, em Brasília.
Vale lembrar que, durante a campanha do ano passado, Lula sinalizou que se contentaria com o terceiro mandato e não iria “pensar em reeleição”. Mas, no poder, seus ministros e aliados passaram a defender que ele dispute o pleito daqui a pouco mais de três anos. A semana teve início com foco total na economia — enquanto o Ministério da Fazenda anunciou aumento da projeção de crescimento do PIB, a Câmara dos Deputados se prepara para discutir e votar propostas aguardadas pelo governo, entre elas a reforma tributária e o arcabouço fiscal.
Na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo sobre o que será a “primeira obra” do chamado “Novo PAC” — o megapacote de investimentos em infraestrutura do governo que deverá ser lançado ainda neste mês.
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação