A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa), por meio da Atenção Primária à Saúde inicia, inicia a partir desta segunda-feira, 22, uma mobilização das equipes de Saúde da Família para ampliar a cobertura da vacinação contra a gripe (Influenza) nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos, gestantes e crianças. A ação seguirá até o dia 29 de junho.
Durante esse período, as equipes intensificarão as ações nos territórios, realizando o levantamento das pessoas que ainda não receberam a vacina contra a gripe, promovendo busca ativa, contatos telefônicos, visitas domiciliares e outras estratégias para facilitar o acesso à imunização.
Também serão organizadas vacinações domiciliares para idosos com dificuldades de locomoção ou impossibilitados de comparecer às Unidades Básicas de Saúde, garantindo que a proteção chegue a quem mais precisa.
A mobilização envolverá enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais profissionais das Equipes de Saúde da Família, que atuarão de forma integrada para identificar e alcançar o maior número possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um pedido especial à população: receba as equipes de saúde, mantenha seus dados cadastrais atualizados e incentive familiares, amigos e vizinhos que pertencem aos grupos prioritários a procurarem a vacinação contra a gripe. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desta mobilização. A sensibilização da população, o apoio das famílias e o comprometimento de todos serão determinantes para que possamos alcançar o maior número possível de idosos, gestantes e crianças, ampliando a proteção coletiva e reduzindo os riscos de adoecimento por Influenza”, destaca o secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro.
O objetivo da mobilização é aumentar a cobertura vacinal contra a Influenza, reduzindo o risco de complicações, internações e óbitos causados pelas síndromes respiratórias, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
Segundo a Direção da Atenção Primária à Saúde, a ação representa um esforço conjunto das equipes de saúde e da população para fortalecer a prevenção e garantir mais saúde e qualidade de vida para todos.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá







