Por Elano Squenine, com informações da Prefeitura de Matinhos
Na sexta-feira, 19, Matinhos recebeu a segunda edição do Mutirão de Cirurgias Ambulatoriais, uma importante iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), por meio dos projetos Cirurgilhas e Infectilhas. De acordo com o município, a ação superou as expectativas iniciais e fechou o dia com o saldo de 64 microcirurgias realizadas, reduzindo de forma significativa a fila de espera no município.
Segundo a Prefeitura, o sucesso do mutirão foi fruto direto da cooperação com os departamentos de especialidades médicas da UFPR Litoral, que destacaram médicos residentes para atuar na linha de frente dos atendimentos, unindo o conhecimento acadêmico à prática em prol da comunidade.
A secretária municipal de Saúde, Eduarda Poletto, ressaltou o impacto direto da ação no bem-estar dos moradores, destacando o rigor técnico com que o trabalho foi conduzido. “Esse mutirão é essencial para atender a demanda reprimida de pequenas cirurgias na nossa cidade. É um esforço concentrado onde tudo segue rigorosamente os protocolos médicos exigidos, garantindo um atendimento seguro e humanizado para cada paciente”, afirmou.

O médico da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos, Gustavo de Almeida, explicou a dinâmica técnica que tornou a força-tarefa viável. “A parceria entre os professores e os alunos residentes da UFPR Litoral é o grande diferencial. Foi essa soma de esforços e a dedicação da equipe de residentes que viabilizou a estrutura e a agilidade necessárias para realizar esse volume de cirurgias em um único dia”, salientou.

Critérios de atendimento e redução de fila de espera
Conforme o município, os pacientes contemplados nesta edição foram selecionados a partir da fila do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Todos passaram por uma avaliação médica prévia rigorosa, que garantiu que os casos se enquadravam perfeitamente nos critérios exigidos para os procedimentos de baixa complexidade, que dispensam internamento hospitalar”, informou a administração municipal.
“A realização dessas microcirurgias no próprio município evita o deslocamento dos pacientes para outras cidades, gerando mais conforto, segurança e dignidade para os matinhosenses. O projeto reuniu uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por médicos especialistas, médicos residentes, enfermeiros e estudantes da área da saúde. Com o encerramento desta segunda edição, a Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos reafirma seu compromisso contínuo com o fortalecimento da rede pública, apostando em soluções integradas que aproximam os serviços de quem mais precisa”, concluiu a Prefeitura de Matinhos.







