Uma ação integrada realizada na manhã de segunda-feira, 26, e que envolveu várias forças de segurança resultou na apreensão de mais de 83 quilos de cocaína no Terminal de Contêineres de Paranaguá. A cocaína estava em um contêiner carregado com Breu (colofónia), um subproduto da resina utilizado na fabricação de tintas e adesivos.
A estrutura estava embarcada em um navio com escala prevista em Tânger no Marrocos, antes de seguir para Portugal. Participaram da ação a Polícia Civil do Paraná, a Polícia Federal e a Receita Federal.
INTEGRAÇÃO — A troca de informações entre os órgãos públicos foi fundamental para a localização e apreensão do entorpecente. Os tabletes de cocaína foram encontrados durante vistoria realizada pela Receita Federal. Após serem detectados pelo scanner, servidores fizeram uma conferência física e apreenderam a droga.
RIP-ON/RIP-OFF — O método utilizado pelos traficantes internacionais para inserir o entorpecente dentro da estrutura é conhecido como rip-on / rip-off. As bolsas com os tabletes de cocaína são colocadas no contêiner sem o conhecimento do exportador. As equipes também encontraram localizadores colados nos tabletes. O equipamento ajuda na localização da droga no porto de destino.
Todas as informações colhidas durante a operação subsidiam as investigações que estão sendo realizadas. A intenção é identificar e prender integrantes da quadrilha e também para reforçar a segurança na área aduaneira, buscando impedir futuras ações criminosas.
11.ª APREENSÃO — Foi a 11.ª apreensão de cocaína realizada com a participação da Receita Federal no Terminal de Contêineres de Paranaguá. O órgão já apreendeu mais de 367 quilos do entorpecente em 2023.